Celam divulga mensagem final do Encontro Sul-Americano das Comissões Episcopais de Catequese

Foi divulgada a mensagem final às Conferências Episcopais, às Comissões Nacionais de Catequese da América Latina e à Secção de Catequese do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), do Encontro Sul-Americano das Comissões Episcopais de Catequese, realizado entre 17 a 21 de outubro, na cidade de Bogotá, Colômbia. O evento foi convocado pelo Departamento de Missão e Espiritualidade do Celam, Seção Catequese, cujo presidente é o bispo de Rondonópolis (MT), dom Juventino Kestering.

Participaram do encontro, representantes das Comissões de Catequese da Venezuela, Paraguai, Uruguai, Equador, Bolívia, Argentina, Chile, Colômbia e Brasil. Da Comissão para Animação Bíblico-catequética do Brasil participaram o presidente da Comissão, dom Eugênio Rixen, a assessora da Comissão, irmã Zélia Maria Batista e o catequeta do Grupo de Reflexão da Catequese (Grecat), padre Luis Alves Lima. As conclusões e propostas desse importante evento para a Igreja da América Latina estão explicitadas na mensagem final.

No texto, assinado pelos participantes do evento, destaca-se o avanço, por meio da catequese, da ação evangelizadora refletida em alguns pontos: “em garantir o encontro pessoal com Jesus Cristo e o chamado à conversão; ao anúncio do querigma, à tomada de consciência sobre a centralidade da Palavra de Deus na vida e missão da Igreja”, entre outros.

A mensagem sugere ainda alguns passos para colocar algumas convicções em prática. “Dar à Palavra de Deus o lugar central como fonte vital dos processos de catequese e de celebração da comunidade, cultivar uma sólida identidade cristã a partir do dinamismo da Missão Continental, mediante processos de educação na fé baseados nos critérios da Iniciação à Vida Cristã para que assim nossas comunidades sejam missionárias”.

Leia mensagem na íntegra. Clique aqui

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This