Celam poderá criar Comissão Pan-amazônica

A criação de Comissões Episcopais para a Amazônia nas Conferências dos Bispos dos países da Região Amazônica e uma que seja Pan-Americana está entre as principais

propostas aprovadas pelos participantes do Encontro Regional sobre a problemática da Amazônia, que terminou neste domingo, 4, em Manaus. O evento foi convocado pelo Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) a partir de seus Departamentos de Justiça e Caridade, Missões e Espiritualidade, Comunhão e Diálogo.

O secretário do Celam, dom Jose Leopoldo González González, assumiu como primeira tarefa levar a proposta ao Conselho cujo presidente, dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida (SP), não pode comparecer devido a compromissos em Roma.

“Este encontro aponta para o Celam”, disse o secretário parodiando o papa Paulo VI que afirmara “Cristo aponta para a Amazônia”. “Surge aqui a necessidade de uma Comissão do Celam. Esta tarefa é urgente. Vamos pedir aos países da Amazônia que criem suas Comissões e depois, vamos criar a Comissão Pan-amazônica”, completou dom González.

Do encontro saiu também uma Declaração em que os participantes assinalam os principais assuntos discutidos nestes dias em Manaus, demonstram preocupação com as ameaças à Amazônia e rejeitam os projetos de desenvolvimento para a Região com visão “mercantilista”, sem considerar os povos autóctones.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This