Centenário da diocese de Cáceres

A diocese de São Luiz de Cáceres, no Mato Grosso, celebra, na próxima segunda-feira, 5, cem anos de sua criação com uma intensa programação. Segundo o bispo diocesano, as comemorações do centenário da diocese se estenderão até maio de 2011.

“O encerramento solene do ano centenário será no dia 21 de maio de 2011. Durante este ano celebraremos o Congresso Eucarístico Diocesano, promoveremos peregrinações da imagem de São Luiz pelas paróquias, peregrinações até a catedral”, explica dom Antônio Emídio Vilar.

Na segunda-feira, as comemorações começarão às 17, com inauguração da imagem de São Luiz, padroeiro da diocese, no trevo da cidade. Em seguida, às 18:30h, haverá missa na cátedra, seguida de sessão solene em homenagem à diocese na Câmara Municipal.

Outras atividades estão previstas para o dia 21, quando as paróquias farão a encenação da história da diocese. Nesse dia, haverá também missa e apresentações culturais.
Desmembrada da arquidiocese de Cuiabá, a diocese centenária foi criada no dia 5 de abril de 1910 pela bula Novas constituere, do papa Pio X, juntamente com a diocese de Corumbá, também no Mato Grosso.

Com aproximadamente 400 mil habitantes, a diocese de Cáceres ocupa uma área de 135 mil km² e possui 28 municípios, que reúnem 19 paróquias. Dom Antônio Emidio Vilar, SDB, é o sexto bispo em cem anos da diocese.

Tags:

leia também