Centro Cultural Missionário (CCM) apresenta novos formatos de cursos para 2019

O Centro Cultural Missionário (CCM) organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem por finalidade oferecer um percurso de iniciação à missão no Brasil para missionárias e missionários que chegam do exterior. Além disso, é responsável por promover cursos de formação missionária para brasileiras e brasileiros enviados a outra região ou país como missionários além-fronteiras.

Este ano, após a realização de avaliações junto ao Centro de Animação e Estudos Missionários (CAEM), o CCM apresenta novos formatos de cursos:

Curso de Iniciação à língua portuguesa – Destinado aos seminaristas, religiosos ou padres que vem para o Brasil e permanecem por pouco tempo, o curso de Iniciação à língua portuguesa contempla duas áreas integradas: vida comunitária e estudo da língua portuguesa. A duração é de 6 semanas (de 03 de março a 19 de abril).

Curso de Aprimoramento– O Curso de Aprimoramento em língua Portuguesa e inserção no Brasil é dirigido a missionárias e missionários que já estão no Brasil há algum tempo, ou àqueles que estão de volta ao país depois de um longo período. Contempla duas áreas: vida comunitária e estudo. Acontece de 02 de junho a 28 de junho.

Curso do Cenfi – Destinado exclusivamente a missionários que estão no Brasil por um tempo mais longo, contempla quatro áreas integradas: Vida comunitária; estudo da formação da sociedade brasileira e da vida eclesial; estágio em casa de família e estudo da língua portuguesa. A duração é de 100 dias (de 21 de julho a 31 de outubro).

Curso Ad Gentes – O curso Ad Gentes, que tem o objetivo de oferecer formação básica para os missionários que são enviados para outros países, passa a ser oferecido entre o mês de novembro e dezembro (De 10 de novembro a 06 de dezembro). Este, em especial, requer que o missionário participe integralmente e prime pela vida comunitária.

Como participar

As inscrições bem como outras informações sobre os cursos do Centro Cultural Missionário (CCM) podem ser encontradas no site do organismo. Acesse: www.ccm.org.br

 

Share This