Centro Cultural Missionário conclui 120ª edição de formação cultural para estrangeiros

Chegou ao fim, na última sexta-feira, 7 de dezembro, o 120º Curso do Centro de Formação Intercultural (Cenfi) do Centro Cultural Missionário (CCM). Após três meses de aulas, experiências com famílias do Distrito Federal e formações sobre a Igreja no Brasil, 11 missionários partem para seus campos de missão no país.

Foto: CCM/reprodução

O curso teve início em setembro e participaram padres, religiosos e religiosas dos seguintes países: Filipinas, Nigéria, Haiti, México, Peru, Bangladesh, Colômbia, Japão, Itália e Togo.

A coordenação do curso, oferecido pelo CCM, que é um organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), explica que o curso não é apenas de idioma para missionários e missionárias.

“Essa iniciativa compreende ao todo quatro áreas integradas”: vida comunitária, introdução sobre a sociedade brasileira e a caminhada da Igreja no país, estágio em casas de famílias e interação com a realidade local e ensino sistemático da Língua Portuguesa.

Foto: CCM/reprodução

“A vida comunitária proporciona um valoroso intercâmbio entre os participantes, vindos de diferentes países, culturas e igrejas, e uma adaptação à vida no Brasil através de relações fraternas. Portanto um momento único de poder criar uma verdadeira comunidade onde ninguém se isole”, ressalta a coordenação do curso.

Durante o curso, inclusive, os missionários têm a oportunidade de estabelecer contato com diferentes organismos e grupos eclesiais que se reúnem no CCM para encontros, reuniões e palestras. Há uma aproximação significativa com as Pontifícias Obras Missionárias (POM).

 

 

O próximo curso do Cenfi acontece de julho a setembro de 2019. Saiba mais.

Tags:

leia também