CNBB agradece dedicação de dom Esmeraldo Barreto

O bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, assinou saudação da entidade a dom Esmeraldo Barreto de Farias, nomeado hoje, dia 18, pelo papa Francisco, como bispo auxiliar da arquidiocese de São Luís (MA). No texto, a CNBB agradece a dedicação de dom Esmeraldo, que durante mais de três anos esteve como arcebispo da arquidiocese de Porto Velho (RO).

Dom Esmeraldo traz do berço o nome que sempre caracterizou a preciosidade simples de seus gestos, palavras e ações. Em pouco tempo, já percorreu uma longa estrada: paróquias, seminário, dioceses, Comissão Episcopal da CNBB, orientação de retiros para os bispos em assembleia geral, para padres, seminaristas, religiosos e religiosas. Tudo com a marca registrada do discipulado missionário”, expressa a CNBB.

Leia o texto na íntegra:

Saudação a Dom Esmeraldo Barreto de Farias

“A Nunciatura Apostólica no Brasil comunica que o Santo Padre Francisco nomeou Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, o Excelentíssimo Dom Esmeraldo Barreto de Farias, transferindo-o da sede metropolitana de Porto Velho, no Estado de Rondônia” (N.6.402/15 – 02/03/15).

Dom Esmeraldo traz do berço o nome que sempre caracterizou a preciosidade simples de seus gestos, palavras e ações. Em pouco tempo, já percorreu uma longa estrada: paróquias, seminário, dioceses, Comissão Episcopal da CNBB, orientação de retiros para os bispos em assembleia geral, para padres, seminaristas, religiosos e religiosas. Tudo com a marca registrada do discipulado missionário. Sempre pronto, próximo, serviçal e alegre, mesmo com a saúde em permanente estado de atenção.

Seus irmãos bispos, Dom Esmeraldo, se já o admirávamos e lhe queríamos tanto bem, doravante teremos um afeto ainda maior, pois o senhor continua fazendo-se menor: “Eu vim para servir” (Mc 10,45 – CF 2015).

Feliz o povo que o teve como pastor. Feliz Dom José Belisário da Silva, Vice-Presidente da CNBB, que o terá como irmão muito próximo. Felizes as irmãs e irmãos da Arquidiocese de São Luís que poderão saciar-se com seu sempre atencioso carinho de irmão e de pai.

A CNBB agradece sua dedicação em favor de todo o povo da Arquidiocese de Porto Velho – RO.

A Virgem Maria da qual o senhor é tão devoto, alcance do seu filho Jesus as bênçãos necessárias para os bons frutos de seu ministério.

Com afeto e preces,

   Leonardo Ulrich Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília

Secretário-Geral da CNBB

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This