Conic publica texto da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2010

O material foi lançado pelas Edições-CNBB. O texto da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, com o título “Vocês são testemunhas dessas coisas” (Lc 24,48) é celebrado de 16 a 23 de maio, em todas as Igrejas Cristãs que fazem parte do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, Conic.

No hemisfério norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é de 18 a 25 de janeiro. Essas datas foram propostas em 1908 por Paul Watson porque cobriam o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo e tinham, portanto, um significado simbólico. No hemisfério sul, em que janeiro é tempo de férias, as Igrejas geralmente preferem outras datas para celebrar a Semana de Oração como, por exemplo, ao redor de Pentecostes (como foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem em 1926), que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja.

Para Igrejas e Comunidades cristãs que vivem juntas a Semana de Oração através de um culto em comum, foi providenciado um roteiro para essa celebração que pode ser encontrado no site do Conic (www.conic.org.br).

A Conferência Missionária de Edimburgo, em 1910

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2010 é marcada pelo centenário da Conferência Missionária de Edimburgo, marco inicial do movimento ecumênico contemporâneo. Os delegados oficiais das sociedades missionárias protestantes de diferentes ramos do protestantismo e do anglicanismo, junto com um convidado ortodoxo, se encontraram durante o verão de 1910 na capital da Escócia. A Conferência, que não era um encontro de caráter decisório, não tinha outro objetivo senão ajudar os missionários a construir um espírito comum e coordenar seu trabalho. Foi assim que surgiu a primeira Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, em Edimburgo, Escócia.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This