CNBB participa do Encontro de Comunicação do Cone Sul

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vai participar, entre os dias 7 e 10, do Encontro dos Responsáveis das Comissões de Comunicação das Conferências Episcopais do Cone Sul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Celam). O encontro acontece em Buenos Aires, Argentina, e a CNBB será representada pelo bispo responsável da Comunicação no Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), e bispo de Limeira, dom Vilson Dias de Oliveira, e pela assessora do Setor de Comunicação Social da CNBB, irmã Elide Fogolari.

Durante os quatro dias de encontro, os participantes irão refletir a realidade da comunicação no Cone Sul e aprofundar os desafios no que diz respeito ao Projeto Missão Continental. “Nós vamos dialogar sobre a importância da comunicação nos países do Cone Sul e sobre o que está sendo feito no campo da comunicação da Igreja nos diversos países, tendo presente o Documento de Aparecida (DAp) que nos pede para trabalharmos a Missão Continental. Vamos refletir também a possibilidade de iniciativas serem implantadas nos diversos países, para que a evangelização seja difundida pelos diversos meios de comunicação”, disse o bispo.

Dom Vilson antecipa ainda que as experiências do Brasil no campo da comunicação também serão expostos durante o encontro. “Levaremos as iniciativas do Brasil no campo da comunicação e da Missão Continental. Para isso, temos o apoio dos vários campos: catequese, liturgia, missão e todas as diversas pastorais que trabalham com a comunicação”.

A assessora do Setor de Comunicação da CNBB, irmã Elide Fogolari, diz que o encontro é importante para a Igreja no Brasil perceber a sua relação com a Igreja na América Latina a partir de reflexões sobre comunicação. “É o tipo de encontro que percebemos a afinidade da Igreja no Brasil com a Igreja na América Latina, a partir de reflexões sobre comunicação”. Irmã Elide também destaca que a troca de experiências é outro ponto enriquecedor no encontro. “São vários países participantes que mostram suas experiências no campo da comunicação que nos ajudam a crescer como Igreja. O Brasil, por exemplo, é muito rico no campo da comunicação: temos muitas TVs, rádios, sites de internet e estudo nessa área. Diferente de outros países da América Latina que têm mais dificuldades, embora sejam muito esforçados”, destacou.

Tags:

leia também