CNBB tem novo ecônomo

Com o fim do ano, a sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, começa a passar por ajustes para o ano de 2013. Em uma dessas mudanças, o cargo de ecônomo da CNBB, anteriormente ocupado por Francisco Julho de Souza, por 16 anos, será assumido pelo padre Benedito Tadeu Rosa, da diocese de Limeira (SP). Como sugere o nome, a função de um ecônomo, é cuidar da administração, logo, da economia da instituição.

“Eu recebi o convite de dom Damasceno que, conversando com meu bispo, dom Vilson (bispo de Limeira- SP), me indicou para o cargo, para colaborar e servir à igreja em nível nacional”, explicou o padre que possui larga experiência na área financeira. É ecônomo há dez anos na diocese de Limeira e, em 1998, foi eleito o ecônomo do Seminário Diocesano São João Maria Vianney, para construção do Seminário em Campinas.

“O trabalho do ecônomo é cuidar dos bens móveis e imóveis da CNBB, da sede, dos funcionários. Vamos dar continuidade ao trabalho e melhorar alguns setores”, revela padre Benedito Tadeu Rosa, mais conhecido como padre Tadeu.

Há vinte anos, o padre atua como pároco na paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Araras (SP), onde realiza inúmeras obras sociais como a alfabetização para adultos, e onde também criou a escola de informática. Na região, formou a Pastoral da Criança, em três comunidades; criou o S.O.S. Família na Paróquia; e criou o Encontro da Terceira Idade, dentre outras atividades.

Padre Tadeu é brasileiro, e nasceu em 05 de outubro de 1958, na cidade de Cambuí (MG), onde iniciou seus estudos. Formou-se em matemática, disciplina que lecionou por vários anos. O novo ecônomo explica que por sua família residir em Campinas (SP), teve a oportunidade de conhecer os padres da diocese de Limeira, quando ingressou no seminário de Limeira. Posteriormente, tornou-se bacharel em Filosofia e Teologia.

O novo ecônomo, ainda é um comunicador, já que preside a Fundação Educativa e Cultural do sistema de radiodifusão ‘Cidade das Árvores’, a qual possui uma rádio denominada Araras FM, que tem a finalidade de educar e evangelizar. “Dentro da nossa paróquia temos uma rádio que possui um belíssimo tema ‘educando e evangelizando’, e que costuma ficar em segundo e terceiro lugar na audiência da cidade”, orgulha-se.

Ele afirma que está se ajustando à sua nova agenda. “Estou fazendo uma transição. Como combinado com dom Leonardo e dom Damasceno, durante a semana, fico aqui em Brasília até quarta-feira. Na paróquia fico de quinta a domingo, onde até o final de Novembro, continuo como ecônomo. Em 2013, me transfiro definitivamente para Brasília”, esclarece.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This