Cobertura midiática da 55ª Assembleia Geral da CNBB

A mensagem do papa Francisco para o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais é inspiração para guiar a cobertura dos profissionais de imprensa durante a 55ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O tema da mensagem do pontífice é “Não tenhas medo, que Eu estou contigo” (Is 43, 5) – Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo. No texto, o pontífice refere-se a um ambiente midiático permeado pelo protagonismo do mal e propõe como contribuição “a busca dum estilo comunicador aberto e criativo”, capaz de evidenciar possíveis soluções, inspirando uma abordagem propositiva e responsável nas pessoas a quem se comunica a notícia.

“os assuntos relacionados à vida interna da Igreja não devem ser reduzidos a uma conversa doméstica, porque a Igreja abraça o mundo, abraça a realidade humana a existência humana”

P. Rafael

Aos profissionais que se dirigirem à Aparecida e àqueles que farão cobertura remota das redações, é apresentado o desafio de fazer chegar a todo o país os assuntos debatidos pelos bispos.

O assessor de imprensa da CNBB, padre Rafael Vieira Silva, considera as palavras usadas pelo Papa – abertura e criatividade – quase que “dois grandes holofotes”. Ele explica que os assuntos relacionados à vida interna da Igreja não devem ser reduzidos a uma conversa doméstica, “porque a Igreja abraça o mundo, abraça a realidade humana a existência humana”. Para Vieira, quando o profissional trata o assunto eclesial de forma fechada está se distanciando da vocação da Igreja de evangelizar, “levar essa palavra de salvação ao mundo”.

A criatividade deve ser aplicada na tradução da linguagem própria de quem vive internamente os discursos da Igreja para um público muito maior e até um público que nem tenha interesse pela Igreja, sustenta o assessor. “Então, na hora de fazer as notícias é preciso ter essas duas palavras do papa: abertura, quer dizer, não ficar ali fechadinho nos assuntos domésticos, e criatividade, dizer aquilo que é preciso ser dito de maneira que possa chegar a muitas pessoas”, conclui padre Rafael.

“Na hora de fazer as notícias é preciso ter essas duas palavras do papa: abertura, quer dizer, não ficar ali fechadinho nos assuntos domésticos, e criatividade, dizer aquilo que é preciso ser dito de maneira que possa chegar a muitas pessoas”

P. Rafael

Recursos para a Imprensa
A Assessoria de Imprensa da CNBB montou um Plano de Comunicação voltado para a oferta de elementos para a compreensão dos assuntos tratados pelo episcopado. Redes sociais, notícias contextualizadas sobre o tema central no site, momentos de encontro com bispos e entrevistas coletivas serão alguns dos serviços disponíveis para os jornalistas.

As equipes de imprensa contarão com uma sala no local da Assembleia com materiais de apoio para consulta; cinegrafistas poderão captar imagens do plenário em alguns momentos da Assembleia; acontecerão entrevistas coletivas diárias, exceto no final de semana; e serão promovidos meeting points com bispos sobre temáticas específicas.

Na web, outros serviços (link para a matéria do destaque 2): boletins diários (releases) com o resumo dos temas abordados no dia, fotos em alta resolução que poderão ser baixadas no Flickr da CNBB, além das transmissões ao vivo pelo Portal A12.

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Foto: Maurício Sant’ana/CNBB

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