O Pontifício Colégio Pio Brasileiro esteve presente na 55ª Assembleia da CNBB

Aparecida (RV) – O Reitor do Colégio Pio Brasileiro de Roma, Pe. Geraldo Maia, participou a 55ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). O Colégio, dirigido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e administrado por um Conselho de Direção, é dedicado à formação permanente de sacerdotes diocesanos. Ali se hospedam durante seu período de estudos nos campos da Teologia, Filosofia e de outras ciências afins, nas várias Universidades e Institutos de Roma.

Pe. Geraldo explicou a razão da sua presença na Assembleia da CNBB à Rádio Vaticano:

“O Colégio Pio Brasileiro pertence à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Nós o administramos em nome dos senhores Bispos. Esta é uma oportunidade ímpar para encontrar os Bispos: aqueles que já têm padres conosco, que querem saber alguma informação sobre seu padre, aqueles que vão enviar os padres para estudar no Colégio, de maneira que temos aqui um momento de conversa particular com os Bispos”.

“Também apresentarei um relatório à Assembleia. Terei um espaço para apresentar o andamento do nosso Colégio neste último ano. No momento, temos 84 sacerdotes que se preparam para melhor servir a Igreja no Brasil. São provenientes de várias dioceses do país e estão fazendo especialização em diversas áreas, mestrado ou doutorado”.
“Os senhores Bispos têm um carinho muito especial para com o nosso Colégio, mesmo porque vários deles passaram por lá. Talvez 1/3 do atual episcopado passou pelo Colégio Pio Brasileiro. Vemos de modo muito presente este carinho entre os senhores Bispos”.

“Gostaria de destacar a grande colegialidade (na Assembleia). Antes de participar, a gente ouvia falar de divisão, de tendências entre os Bispos, mas aqui, não notamos isso. Eles são muito amistosos, muito acessíveis: este é o primeiro retrato que faço da Assembleia, a relação muito cordial entre os vários Bispos. Outra constatação é justamente sobre o trabalho que eles estão desenvolvendo aqui. É um trabalho fatigante. Alguns Bispos já mais idosos, alguns eméritos, é para nós um testemunho muito bonito de dedicação, de trabalho e de fidelidade. E este momento que estamos vivendo no Brasil é um momento de muitos desafios. É importante perceber que a Igreja no Brasil, através dos senhores Bispos, está do lado dos pobres. Está seguindo a orientação do Papa Francisco; está voltada para os mais necessitados. É uma Igreja em saída missionária, sensível às necessidades, especialmente dos mais pobres”.

“Estamos vivendo um momento histórico, de muito desafio. Confiamos em Deus na esperança de que em breve superaremos estas várias crises: econômica, política, ética, social… é uma crise histórica, que não é possível transpor de uma semana para outra. Vai levar um certo tempo, vamos precisar de um pouco de paciência e dedicação para superarmos estas grandes dificuldades. Ao longo de sua história o Brasil já superou tantas outras e haverá de superar também estas crises de hoje, com a fé em Deus”.

Fonte: Rádio Vaticano

(SP/CM)

Share This