Coletivas de Imprensa realizadas durante a 56ª AG abordarão os temas debatidos pelos bispos

Todos os dias da 56ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de 11 a 20 de abril (exceto no sábado e domingo e no último dia do evento), às 15h, os jornalistas tem um encontro marcado com o episcopado brasileiro nas Coletivas de Imprensa do evento.

De acordo com o regulamento das assembleias gerais, previsto no Estatuto e no Regimento da CNBB, “a presidência designará, a cada dia, alguns membros da CNBB para a entrevista com os representantes dos meios de comunicação social. Só a esses membros designados compete dar a informação oficial, a respeito dos assuntos tratados no dia”, diz seu documento nº 70.

Diariamente, a partir da pauta e dos temas do dia, a presidência da CNBB destacará três bispos brasileiros para atender aos jornalistas e órgãos de imprensa cadastrados na Assembleia. A primeira coletiva que acontece hoje, dia 11/04, às 15h, abordará o tema central da 56ª AG: “A formação de novos presbíteros”, o significado e o objetivo do evento bem como as distinções entre a CNBB e a Igreja no Brasil.

A presidência indicou para falar aos jornalistas, neste primeiro dia, o coordenador da equipe que elaborou o texto sobre o tema central, dom Jaime Spengler, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ministérios Ordenados e arcebispo de Porto Alegre (RS), o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Família, dom João Bosco Barbosa, bispo de Osasco (SP) e o membro da Comissão para Textos Litúrgicos (Cetel), dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana (MG).

“As coletivas de imprensa são uma oportunidade de interação entre os jornalistas e os bispos do Brasil para aprofundar e disseminar os assuntos e temas abordados na 56ª AG”, disse o dom Darci Nicioli, mediador das coletivas de imprensa na 56ª AG.

O portal A12 (http://www.a12.com), em parceria com a Assessoria de Imprensa da CNBB, transmitirá, ao vivo, as coletivas de imprensa. Desta forma, além dos jornalistas que estão cobrindo presencialmente o evento, outros jornalistas e o púbico em geral poderão acessar remotamente os conteúdos da assembleia na página do A12.

Ao final de cada dia, a Assessoria de Imprensa da CNBB divulgará previamente os nomes dos bispos que participarão da coletiva de imprensa bem como os temas que eles abordarão no dia seguinte.

Tags:

leia também