Começa a reunião do Conselho Permanente da CNBB

Começou hoje, 20, e segue até a sexta-feira, 22 de junho, a reunião do Conselho Permanente da CNBB, que conta com a participação da Presidência da CNBB, dos 12 bispos presidentes das Comissões Episcopais Pastorais e os 17 presidentes dos Regionais que compõe a Conferência dos Bispos.

Chernobil

Os bispos ouviram o bispo emérito de Pelotas (RS), dom Jayme Henrique Chemello, sobre sua viagem a Chernobil, na Ucrânia. “São 26 ano do maior desastre nuclear da história. O Brasil deve se preocupar com a utilização da Energia Nuclear. Temos um exemplo recente, que foi o caso do Japão. Devemos estar atentos com a utilização dessa energia”, disse dom Jayme.

“A radiação corroeu metros e metros de concreto da antiga usina. Para proteger a atual estrutura, com novo concreto, estão gastando 1,5 bilhão de euros”, disse dom Jayme, apontando o perigo da utilização dessa energia.

domjaimechemello2012Já o membro da Comissão Brasileira Justiça e Paz, organismo vinculado à CNBB, Francisco Whitaker, disse que a Igreja “sabiamente” está estudando e se movimentando contra a implantação da energia nuclear no país.

5ª SSB

O padre Nelito Dornelas fez uma exposição do andamento da 5ª Semana Social Brasileira, que tem como temática: “Estado para que e para quem?”. Falou sobre os seminários e colóquios que estão sendo realizados em vários estados brasileiros.

“As Pastorais Sociais estão puxando as discussões sobre a Semana Social Brasileira. Já os movimentos sociais estão ainda muito tímidos, precisamos ampliar o debate”, destacou o padre Nelito.

Análise de Conjuntura

O secretário executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz, Pedro Gontijo, fez a análise de conjuntura econômica e política.

Gontijo tratou de temas como a dificuldade financeira na Europa, o mercado financeiro, o agravamento da seca no Semiárido, CPMI do Cachoeira, situação carcerária e legislação penal, Comissões Laicais, Rio+20 e movimentos sociais.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This