Começam os trabalhos da V Conferência

Uma missa presidida pelo cardeal Giovanni Batista Re marcou, na manhã desta segunda-feira, 14, o inicio do primeiro dia de trabalhos da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe. O cardeal, além de Prefeito da Congregação para os Bispos, é também o presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina.

“Nestes dias, trabalharemos juntos com o olhar colocado em Cristo, desejosos de fazer o que Ele nos indica”, disse o cardeal. “Esta Conferência Geral deseja servir aos homens e às mulheres que caminham na América Latina, sustentando cada pessoa em seu caminho terreno e indicando ao mesmo tempo a meta eterna, pois só nela se pode encontrar a plenitude do significado e do valor dos esforços e as tribulações de nossa vida cotidiana”.

Participam da Conferência 162 delegados entre bispos, arcebispos e cardeais. Um grupo de 13 peritos reunindo especialistas de diversas áreas como teólogos e sociólogos auxiliam os delegados.  Como convidados estão na Conferência 24 padres, 16 religiosos e religiosas, oito leigos e leigas e quatro diáconos permanentes. Há, ainda, observadores, representantes de oito igrejas cristãs e religiões não-cristãs.

Segundo o cardeal Re, os bispos desejam trabalhar pela revitalização religiosa da América Latina “convencidos de que ela favorecerá a renovação também em outros campos”.

Após a missa, os bispos tiveram uma manhã de oração orientada pelo arcebispo emérito de Paraná, Argentina, Dom Estanislao Esteban Karlic. Para a parte da tarde estão previstas sessões às 16h e 18h.

Informações de Pe. Geraldo Martins Dias

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This