Comissão da CNBB participa de Seminário Internacional sobre a água

Com o objetivo de fortalecer a articulação entre as organizações sociais para a mobilização contra a apropriação do capital sobre a água, o Movimento dos Atingidos por Barragens (Mab) realiza Seminário Internacional que debate questões ligadas à água. O evento, que teve início ontem e termina nesta quinta-feira, 21, acontece na Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O assessor do Mutirão pela Superação da Miséria e da Fome, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Nelito Dornelas,  participa do Seminário pela Comissão Episcopal Pastoral para a Caridade, Justiça e Paz. Participam ainda diversas organizações da sociedade civil e os alunos de pós-graduação do Curso de Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo, provenientes de quatorze países.

O objetivo geral do seminário é fortalecer a articulação entre as organizações sociais para a mobilização contra a apropriação do capital sobre a água, além de aprofundar a compreensão e as tendências sobre os projetos em curso que visam a mercantilização e privatização da água em diferentes países; identificar os planos de privatização da água nos diferentes setores, como na mineração, na agricultura, no saneamento básico, proporcionar um espaço de troca de experiências das lutas contra a privatização da água, fortalecendo a articulação entre as organizações participantes; entre outros.

Participam especialistas na questão da água de todo o continente Latino Americano e da Europa. O seminário conta também com a presença de um bispo da Patagônia, no Chile, dom Luis Infanti De La Mora, vigário Apostólico de Aysén. Ele é autor da carta pastoral intitulada “Dá-nos hoje a água de cada dia”, de 1º de setembro de 2008, (Dia da Criação).

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This