Comissão divulga vídeos da missão “Fronteiras Brasil/Venezuela”

A Comissão Episcopal Pastoral Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou entre os dias 1º e 4 de março, a missão “Fronteiras Brasil/Venezuela” nas cidades de Pacaraima e Boa Vista, no Estado de Roraima. Um dos objetivos era conhecer in loco a situação que envolve a migração atual, especialmente para verificar a ocorrência do tráfico humano.

Irmã Rosita Milesi, diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) participou da iniciativa. “Penso que essa visita foi além de uma oportunidade de as pessoas conhecerem de perto a realidade, de sentir, viver e conviver um pouco com os imigrantes que estão na praça, nas ruas e nos abrigos também trazer o apoio da Igreja através da Comissão da CNBB à diocese de Roraima”, afirma.

Fome, mulheres grávidas vivendo nas ruas, desnutrição e crianças fora da escola foram algumas das situações constatadas pelo grupo durante a missão. “Esse cenário nos interpela para ações e posicionamentos pessoais e coletivos de acolhida, solidariedade e incidência política de forma articulada em âmbito local, estadual e nacional”, afirmou o presidente da Comissão, dom Enemésio Lazzaris, em carta aberta à sociedade após a missão.

Atenta à realidade local, a Igreja Católica tem sido uma das fontes de solidariedade aos milhares de imigrantes venezuelanos. A missão “Fronteiras Brasil/Venezuela” abriu os olhos para a urgente e necessária ajuda frente a situação. “É nossa obrigação estender a mão, acolher e fazer aquilo que o Evangelho nos aconselha, como o próprio Jesus Cristo nos diz: ‘Amai-vos uns aos outros’”, afirma o bispo de Roraima, dom Mário Antônio da Silva.

Vídeos

Recentemente, a Comissão disponibilizou através do canal da CNBB, no Youtube, vídeos que mostram a mobilização da comitiva durante a missão nas cidades de Pacaraima e Boa Vista. Nos vídeos é possível conhecer de perto a realidade dos migrantes venezuelanos que, em função da crise política e econômica pela qual passa seu país, buscam apoio em território brasileiro. Neles, os bispos também explicam o trabalho realizado e abordam a dimensão bíblica da migração.

Confira os vídeos (parte 1) e (parte 2) na íntegra.

Artigos similares

Desculpe, nenhum post encontrado.
Share This