Comissão Episcopal Representativa do regional Sul 1 reúne-se em São Paulo

Assembleia Regional dos Bispos de São Paulo foi discutida durante a reunião

A Comissão Episcopal Representativa do regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), atualmente composta pelos bispos presidentes das sub-regiões pastorais, padres, subsecretários e organismos vinculados ao regional, esteve reunida na sede do episcopado paulista, em São Paulo.

Presidida pelo arcebispo de Campinas e presidente do regional, dom Airton José dos Santos, a primeira reunião do ano contou com as presenças do bispo de Mogi das Cruzes e vice-presidente do regional, dom Pedro Luiz Stringhini, e do bispo auxiliar de São Paulo e secretário-geral do regional, dom Júlio Endi Akamine. O evento também contou com a participação dos bispos presidentes das sub-regiões pastorais, dos presbíteros subsecretários, como também dos representantes dos organismos ligados ao regional.

Segundo dom Julio Endi Akamine, “essa primeira reunião do ano serviu para discutir as propostas para a escolha da metodologia da 79ª Assembleia Regional dos Bispos do estado de São Paulo, que será realizada de 07 a 09 de junho em Aparecida, São Paulo”. Além disso, de acordo com ele, os bispos partilharam o andamento das sub-regiões pastorais a partir do Ano da Misericórdia.

Durante a reunião, os participantes se dividiram em grupos. Cada grupo teve um tempo para falar e sugerir a temática da próxima Assembleia Regional dos Bispos. Dentre os temas sugeridos, destacaram-se o Ano da Misericórdia, o Resgate do Projeto de Ação Missionária Permanente – Pamp e a reflexão da carta Motu Proprio do papa Francisco, intitulada Mitis Iudex Dominus Iesus, que trata da reforma do processo canônico para as causas de declaração de nulidade do Matrimônio no Código de Direito Canônico.

Para o bispo de Guarulhos e presidente da sub-região pastoral SPII, o fato de a sub-região pastoral participar desta reunião permite o intercâmbio e a partilha da caminhada pastoral. “Tenho certeza de que demos uma grande contribuição para a próxima Assembleia Regional”, afirmou.

O momento também foi oportuno para dom Airton comunicar a saída do padre Nelson Rosseli Filho, do cargo de secretário-executivo do regional. Padre Nelson foi escolhido para trabalhar na sede da CNBB, onde atualmente exerce a função de assessor das Campanhas da Fraternidade e para a Evangelização.

Com informações e foto do regional Sul 1

 

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This