Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial abre o mês com série de encontros

O Encontro Nacional da Missão ad gentes, iniciado neste domingo, 31 de março, abre uma série de eventos promovidos pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil no início deste mês de abril. Até o dia 9, quatro atividades devem reunir diferentes atores da dimensão missionária da Igreja no Brasil para avaliações, reflexões, aprofundamentos e planejamento de atuação pastoral.

Nesta primeira atividade, representantes dos regionais e das dioceses que enviam missionários (as) ad gentes (na missão além-fronteiras); os que pretendem iniciar projetos ad gentes; representantes de Congregações, Institutos religiosos, Novas Comunidades e outras instâncias missionárias interessadas no assunto estarão reunidos até o dia 2 de abril, no Centro Cultural Missionário (CCM).

O encontro está em sintonia com o Mês Missionário Extraordinário, ao aprofundar a reflexão sobre o sentido da missão ad gentes, conforme as palavras do papa Francisco no desejo de “despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”.

O Papa pede “que o Mês Missionário Extraordinário se torne uma ocasião de graça intensa e fecunda para promover iniciativas e intensificar de modo particular a oração – alma de toda a missão -, o anúncio do Evangelho, a reflexão bíblica e teológica sobre a missão, as obras de caridade cristã e as ações concretas de colaboração e solidariedade entre as Igrejas”, cita o bispo auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão para a Ação Missionária da CNBB, dom Esmeraldo Barreto de Farias.

Os participantes devem dialogar sobre os meios para despertar e fomentar a consciência da missão ad gentes; partilhar, avaliar e aprofundar as experiências missionárias além-fronteiras e os projetos ad gentes assumidos e sustentados pelos regionais da CNBB, por dioceses, congregações, institutos religiosos e novas comunidades. Também pretendem motivar outros regionais, dioceses e congregações para a abertura à missão ad gentes e oferecer contribuições para o Programa Missionário Nacional.

Os outros eventos
Nos dias 3 e 4, a Comissão para a Ação Missionária se reunirá com os referenciais da missão nos regionais, esta reunião será nas POM. De 4 a 7, também nas POM, acontece a 36ª Assembleia do Conselho Missionário Nacional. Após o fim da assembleia, a equipe executiva se reúne, ainda nas POM, nos dias 8 e 9 de abril.

Share This