Comissão realiza primeira reunião na sede da CNBB

Nesta terça-feira, 30, os novos membros da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada estiveram reunidos pela primeira vez na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF). O secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella também esteve presente.

Na ocasião, os bispos tiveram a oportunidade de fazer uma partilha sobre as competências de cada um e atribuições. “A reunião é para nos aproximarmos mais, nos conhecermos melhor, vermos a disposição de cada um para darmos conta da missão que a Igreja nos confia”, afirma o presidente da Comissão, dom Francisco Salm.

Na pauta do encontro, os bispos discutiram a agenda cumprida pela Comissão no primeiro semestre e os compromissos já agendados para o próximo, como é o caso do IV Congresso Vocacional do Brasil, a ser realizado em setembro, em Aparecida (SP).

Além disso, debateram sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), aprovadas na última Assembleia Geral da entidade. “Estamos nos dando conta do quanto as novas Diretrizes são fundamentais para orientar o trabalho que nos é confiado, principalmente o de acompanhar os organismos que constituem a nossa Comissão”, salienta dom Salm.

Outro assunto de destaque foram as Diretrizes para a Formação de Presbíteros, também aprovadas pela CNBB e recentemente pela Santa Sé. Dom João Salm explica que o desafio da Comissão é ajudar a implementá-las e torná-las conhecidas. “Cabe às dioceses estudá-las e adequá-las da melhor forma em suas realidades, mas o nosso papel como Comissão é divulgá-las, trabalhar na implementação e estamos empenhados nisso”, finalizou.

Saiba quem são os novos membros da Comissão:

Dom João Francisco Salm, bispo de Tubarão (SC) – Presidente
Dom André Vital Félix da Silva, bispo de Limoeiro do Norte (CE)
Dom João Inácio Müller, arcebispo de Campinas (SP)
Dom José Albuquerque de Araújo, bispo auxiliar de Manaus (AM)

Assessores:

Padre Juarez Albino Destro – Rogacionista – Brasília (DF)
Padre João Cândido da Silva Neto – São João da Boa Vista (SP)

Share This