Comissão prepara Encontro Nacional de Referenciais e Assessores da Pastoral Familiar em novembro

Com o tema “A eclesiologia do Papa Francisco e a Pastoral Familiar numa Igreja em saída”, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) através da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), realiza nos dias 29 e 30 de novembro, em Salvador (BA), o Encontro Nacional de Referenciais e Assessores da Pastoral Familiar.

Direcionados aos bispos referenciais e religiosos assessores (regionais e diocesanos), o evento será um importante momento de aprendizado, reflexão, partilha, e, principalmente, unidade da Pastoral Familiar e suas lideranças em âmbito nacional.

O objetivo é refletir sobre a assessoria da Pastoral Familiar no Brasil a partir dos ensinamentos do Papa Francisco para que a ação evangelizadora chegue de forma mais eficaz e atual na vida das famílias.

Diante do momento atual do Brasil, no qual cada vez mais as famílias são feridas em sua dignidade e lesadas em seus direitos, vítimas crescentes de exclusão, e cada vez mais, refém da miséria, da fome, do desemprego, da violência, da falta de políticas públicas que garantam a todos os direitos de cidadãos e a dignidade de filhos e filhas de Deus, torna se cada dia mais importante e oportuno uma Igreja presente e uma Pastoral Familiar verdadeiramente “intensa e vigorosa, para proclamar o Evangelho da Família, promover a cultura da vida e trabalhar para que os direitos das famílias sejam reconhecidos e respeitados”, como nos pede a Igreja no Documento de Aparecida (cf. DA 435).

O encontro será assessorado pelo padre jesuíta Mario de França Miranda, graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira, mestre em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade de Innsbruck na Áustria, doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma na Itália. Contribuiu através de grupos de trabalho na elaboração do Documento de Aparecida, 2007, foi assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM). Atualmente é Professor associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

O Encontro acontecerá no Centro de Treinamento de Líderes da Arquidiocese de Salvador e tem um custo de R$ 190,00 por diária, valor referente a hospedagem e alimentação.

Para inscrição acesse http://formacao.vidaefamilia.net.br/, preencha o formulário e aguarde a confirmação.

Share This