Comissão se organiza em equipes para promover e orientar a caminhada bíblico-catequética no país

No Brasil a Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem a missão de animar, acompanhar, promover e orientar a caminhada Bíblico-Catequética no país.

Grupos dos coordenadores regionais de catequese. Foto: Divulgação

Ela atua para promover tudo o que está ligado à evangelização no âmbito da difusão da Palavra de Deus e no campo do aprimoramento e do aprofundamento na busca de caminhos para a vida catequética em tempos culturais agitados e em processo de mudança tão grande.

Atualmente promove encontros bíblicos, a leitura orante da Palavra pelo país afora e nos últimos anos tem as atenções voltadas, com grande vigor e força, para a Iniciação à Vida Cristã, ou seja, catequese em estilo catecumenal.

“Pois bem, como se articula? Vez por outra encontramo-nos, em Brasília, todos os regionais, com todos os representantes, para que possamos caminhar juntos e partilhar experiência, de maneira que a criatividade de um lugar possa inspirar caminhos novos em outro”, enfatiza o presidente da comissão, dom José Antônio Peruzzo.

Para cumprir a missão que propõe, a Comissão se organiza em equipes de trabalho, são elas o Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética, conhecido como Grebicat, formado por biblistas e catequistas que assessoram na reflexão, orientação e animação bíblica da catequese; o Grupo dos Coordenadores Regionais de Catequese e a Equipe de Catequese com Pessoa com deficiência.

Bispos referenciais da Comissão junto com o assessor nacional, padre Antonio Marcos Depizzoli (de camisa azul escuro). Foto: Divulgação

Constituída atualmente pelo arcebispo de Curitiba, dom José Antônio Peruzzo, como presidente da Comissão; padre Antonio Marcos Depizzoli como assessor nacional e, ainda, dom Mário Antonio da Silva e dom Carlos Verzeletti, como bispos referencias, a comissão dispõe também de uma pessoa responsável pela catequese em cada um dos 18 regionais da CNBB.

Este ano, como uma de suas principais iniciativas, a Comissão criou o site “Catequese do Brasil” para oferecer informação e conteúdo formativo para os catequistas de todo o país. A plataforma funciona como uma revista virtual e oferece aprofundamento em Bíblia e Catequese, Doutrina da Igreja, Iniciação à Vida Cristão, entre outros.

“Vocês todos poderão conferir como ele está bonito e como ele quer ser um instrumento de auxílio na vida catequética do Brasil, na evangelização e na animação bíblica”, exorta o assessor da Comissão. Acesse: http://www.catequesedobrasil.org.br/.

Share This