CNBB

Quinta, Out 30th

Last updateQui, 30 Out 2014 3pm

Você está aqui: Home Comissões Episcopais Comissões Episcopais Bíblico-Catequética 3ª Semana Brasileira de Catequese

Comissões Episcopais

3ª Semana Brasileira de Catequese

Aprovado pela 44ª Assembléia Geral dos Bispos (2006), tendo como tema: “Catequese, caminho para o discipulado”, e como lema: “Nosso coração arde quando ele fala, explica as escrituras e parte o pão” (cf  Lc 24,13-35), o Ano Catequético- veio consolidar uma catequese de caráter iniciático, processual e permanente.

Tendo como inspiração bíblica a experiência dos discípulos de Emaús, os 17 regionais da CNBB dele participaram, de uma forma intensa e frutuosa, através da produção de material, estudo e aprofundamento do texto base, encontros de formação, eventos de massa, criação de escolas bíblico-catequéticas e cursos de pós-graduação em catequética. Procurou-se sensibilizar os bispos, presbíteros, primeiros responsáveis pela catequese, e trazer para a reflexão agentes leigos/as, pastorais e movimentos.

Todas as atividades desenvolvidas em preparação à Terceira Semana Brasileira de Catequese foram delineando a concepção de uma catequese bíblica, vivencial e celebrativa, tendo como eixo norteador a “Iniciação à Vida Cristã” que constitui  novo paradigma para ação catequética da Igreja no Brasil.

A Terceira Semana Brasileira de Catequese, que aconteceu  de 6 a 11 de outubro em Itaici, Indaiatuba (SP), foi a culminância das atividades desenvolvidas durante o Ano Catequético. Com o tema “Iniciação à Vida Cristã”, reuniu 463 participantes, dentre os quais: 220 leigos/as, 87 religiosas, 6 diáconos, 125 padres, 25 bispos, além de assessores da CNBB participantes.

Seguindo a metodologia: ver, julgar, agir, celebrar e avaliar, foi desenvolvido o tema, a partir da realidade e dos desafios da mudança de época. A iluminação bíblica, mostrando-nos o caminho do discipulado, nos veio do próprio processo vivido e usado por Jesus. O agir nos levou a refletir sobre a formação do catequista para este contexto iniciático, numa pastoral de conjunto, capaz de integrar as forças vivas da Igreja, num processo de conversão pastoral.

Os grupos temáticos, organizados como oficinas, tendo como eixo a iniciação cristã, abordaram 17 sub-temas, favorecendo a interatividade, a participação. Nesse espaço, os integrantes dos grupos contribuíram para o enriquecimento de toda a temática.

A dimensão liturgico-celebrativa esteve presente, proporcionando a unidade entre reflexão e celebração, ou seja, entre catequese e liturgia. As celebrações, inspiradas no Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA), preparadas pelos regionais, propiciaram uma mística inculturada que envolveu a todos, através da leitura orante da Palavra de Deus, da simbologia, dos ritos e cantos.

Enfim, dessa experiência de ENCONTRO com o Ressuscitado - Caminho, Palavra e Eucarístia -, conforme o itinerário dos discípulos de Emaús, brotaram as propostas para os regionais e dos regionais para o nacional, expressas da seguinte forma:

  • Que a Palavra de Deus inspire a comunhão e a unidade na Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética.
  1. Produzir subsídios para a formação de catequistas, com enfoque na Iniciação à Vida Cristã;
  2. Sistematizar um projeto de mobilização nacional, junto aos MCS, pastorais, serviços, movimentos e organismos da CNBB, para divulgar o processo de Iniciação à Vida Cristã e proporcionar a socialização das experiências.
  3. Retomar a Catequese com Adultos, na linha da formação para o discipulado em comunidade.

A nossa eterna gratidão e ação de graças à Trindade Santa, que no Pai nos revela a misericórdia, no Filho a gratuidade e despojamento, no Espírito o serviço, presentes durante a preparação e realização desse evento que apresentou um novo MARCO para a catequese da Igreja no Brasil.

Nós, da Comissão Episcopal Pastoral de Animação Bíblico-Catequética, nos unimos a todos os catequistas do Brasil para agradecer, pois

MARAVILHAS FEZ CONOSCO O SENHOR, EXULTEMOS DE ALEGRIA! (Sl 125)

Congresso Eucarístico

Eleições 2014

Liturgia em Mutirão III