Como contribuir com a Animação Bíblica da Pastoral em tempos de coronavírus?

Em época do coronavírus, os assessores da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Jânison de Sá e irmã Izabel Patuzzo, falaram em vídeo sobre a suspensão da agenda de atividades da Comissão e como, mesmo durante este período, os coordenadores da Animação Bíblico-Catequética de todo o Brasil podem continuar contribuindo para a animação da catequese.

Todos os encontros e assessorias prestados pela Comissão foram cancelados até o dia 3 de abril. Apesar disso, padre Jânison garantiu que eles continuam em ação organizando os trabalhos internos. “Nós na CNBB aproveitamos esse momento que estamos na sede, em Brasília (DF), para dar continuidade à atualização e correção do itinerário catequético”, afirmou.

O itinerário catequético “Iniciação à Vida Cristã – um processo de inspiração catecumenal”, ao qual o padre se refere, traz orientações para um caminho possível a ser feito em todas as realidades do território nacional, bem como oferece indicações que possibilitem a concretização de uma verdadeira Iniciação à Vida Cristã.

Feito em 2014 para a Pastoral Bíblico-Catequética, o itinerário agora passa por um processo de atualização e revisão por parte da Comissão. Neste sentido, padre Jânison espera contar com a ajuda de todos os coordenadores da Animação Bíblico-Catequética dos regionais da CNBB neste processo. “Pedimos a vocês que agora estão em casa trabalhando para que possam enviar as contribuições em relação a esse texto. Com certeza com a colaboração de vocês será uma publicação revisada em mutirão. Pedimos que comuniquem qualquer dificuldade”, reitera.

No vídeo, o assessor afirma que a Comissão se coloca à disposição para fazer reuniões online. “Nós todos estamos à disposição para essa comunicação, esse diálogo, assessoria à distância através das redes. Permaneçamos unidos, em comunhão, nessa missão tão bonita que nos une”, finalizou.

Já a irmã Izabel Patuzzo conta que a Comissão irá aproveitar de todos os outros instrumentos virtuais para continuar animando os regionais, os catequistas. “Nos distanciamos das atividades pastorais, mas a Comissão continua aqui e estamos unidos em oração e vamos continuar trabalhando para a Animação Bíblica da Catequese e da Pastoral”, salienta.

Ainda de acordo com ela, a Comissão continua trabalhando para apresentar um projeto de animação, com atividades concretas. “Aproveite o tempo que vocês têm para estar se preparando melhor para o nosso próximo encontro e quando nossas atividades voltarem ao normal aqui na CNBB, queremos junto com o nosso presidente, dom Peruzzo, apresentar um novo projeto de animação bíblica da Pastoral para todos os regionais”, disse.

Confira o vídeo na íntegra:

Tags:

leia também