Congregação apresenta relatório sobre a vida consagrada nos EUA

O Vaticano apresentou o relatório final da visita apostólica aos Institutos de Vida Consagrada das Religiosas dos Estados Unidos. O texto foi apresentado na terça-feira, 16, durante coletiva de imprensa na Santa Sé.

Participaram da exposição o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, cardeal João Braz de Aviz; o secretário, arcebispo José Rodriguez Carballo; a irmã Mary Clare Millea, diretora da visita, e duas representantes das Conferências das Religiosas estadunidenses.

“Perdão”, “reconciliação”, “plena comunhão”, “respeito” e “escuta profunda” são palavras que marcam o relatório final, que também destacou maior colaboração e participação feminina na vida consagrada.

“Acolhemos com alegria as muitas recentes declarações do Papa Francisco sobre a contribuição indispensável e insubstituível das mulheres à sociedade e à Igreja”, disse o cardeal João Braz de Aviz.  “O papa Francisco pediu ao nosso dicastério, em estreita colaboração com a Congregação para os Bispos, para atualizar o documento Mutuae Relationes, sobre a colaboração entre bispos e religiosos ou religiosas, de acordo com o propósito da Igreja de promover a comunhão eclesial que todos desejamos”, acrescentou dom João. 

O cardeal Aviz disse também que a Congregação está empenhada em colaborar para responder ao pedido do papa Francisco de possibilitar maior inclusão do feminino “nos diversos lugares onde são tomadas decisões importantes, tanto na Igreja como nas estruturas sociais”.

Avaliação

Após os problemas registrados com vários institutos de religiosas nos Estados Unidos, o documento publicado propõe a continuação do trabalho de “auto-verificação” dos institutos em todos os aspectos da sua vida. De acordo com dom João Braz, serão enviados relatórios individuais aos Institutos que receberam a visita e aos Institutos aos quais os relatórios individuais suscitaram preocupações. O cardeal assegurou que o dicastério está aberto à escuta e ao diálogo também com os Institutos que não participaram da visita.

“Os nossos tempos tem necessidade do testemunho crível e atraente de religiosas consagradas que demonstrem a força redentora e transformadora do Evangelho. Convencidos da dignidade sublime e da beleza da vida consagrada, possamos todos rezar e apoiar as mulheres religiosas e promover ativamente as vocações da vida religiosa”, disse o cardeal Aviz.

Com informações e foto do News.va 

Tags:

leia também