Congresso debate a formação dos padres para a missão

A dimensão humano-afetiva na formação dos futuros padres, numa perspectiva missionária, foi debatida hoje, 5, no 1º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, em Brasília. O tema foi apresentado pela irmã Maria de Fátima, que é psicóloga e trabalha na formação de seminaristas.

A religiosa ressaltou a necessidade de um profissional em psicologia na equipe de formadores dos seminaristas e mostrou a importância da maturidade afetiva de quem quer ser padre. Segundo a irmã Maria de Fátima, incapacidade de sair de si, insegurança emocional, incapacidade de renúncia e de austeridade, são alguns dos sinais de imaturidade afetiva.

Dimensão Comunitária

Ir.FatimaO debate prossegue amanhã, às 10h30, com o padre Guy Labonté. Ele vai discorrer sobre a dimensão comunitária da formação presbiteral. Em seguida, os participantes discutem o tema em grupo, como ocorreu hoje após a conferência da irmã Maria de Fátima. O plenário será à noite.

Antes da conferência, haverá um painel com testemunhos de um missionário, de um seminarista e de um formador.  Uma das propostas do evento é dar a palavra aos próprios seminaristas. “Este Congresso é de seminaristas e não para os seminaristas, por isso dá a palavras a ele”, disse o O secretário da Pontifícia União Missionária no Brasil, padre Sávio Corinaldesi, na abertura do evento.

Congresso_MissaNos próximos dias, os participantes vão discutir ainda as dimensões espiritual, intelectual e pastoral da formação presbiteral. Todas estas dimensões constam das diretrizes da formação presbiteral, documento da CNBB que estabelece, entre outras coisas, o conteúdo da formação dos futuros padres. O Congresso estuda estas dimensões com  os seminaristas na perspectiva missionária.

As atividades desta segunda-feira terminaram com missa presidida pelo bispo de Santarém (PR), dom Esmeraldo Barreto de Farias, que é presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, um dos organismos responsáveis pelo Congresso.

Confira as fotos no Flickr.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This