Congresso Missionário Estadual de Seminaristas aborda dimensão comunitária da formação

Participam do Congresso cerca de 115 pessoas

A cidade de Guarulhos, em São Paulo, é sede do 2º Congresso Missionário Estadual de Seminaristas. Organizado pelo Conselho Missionário de Seminaristas (Comise) do Estado de São Paulo, o evento, que acontece de 29 de junho a 3 de julho, tem como tema “Formação Presbiteral para uma Igreja em saída”. Participam do encontro cerca de 115 pessoas.

O primeiro dia foi assessorado pelo secretário nacional da Pontifícia União Missionária, padre Jaime Patias, que motivou os seminaristas a refletirem sobre a dimensão comunitária da formação presbiteral. De acordo com ele, a animação pastoral, a nova evangelização e a missão universal são os três conceitos necessários para que os futuros presbíteros tenham uma formação missionária. “No coração do presbítero deve estar a missão”, afirmou.

Padre Jaime também ressaltou a importância da dimensão comunitária no seminário e na pastoral. “Somente a profunda experiência de comunidade poderá formar o presbítero segundo o modelo deixado por Jesus”, enfatizou.

A programação desta quinta-feira, 30, conta com palestras do assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Antônio Ramos do Prado, e do padre Leonardo Lucian Dall Osto, do clero de Caxias do Sul (RS).

 

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This