Congresso reúne educadores da Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia (PA)

Mais de 300 educadores de 13 municípios da região sudeste do Pará participaram do 1º Congresso de Educadores, realizado de 12 a 14 de outubro, em Redenção (PA), com o tema “Educador: qual o seu lugar na construção do futuro no sul do Pará?”.

O evento, inédito na região, foi promovido pela Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia com o apoio da Universidade do Estado do Pará (UEPA), a Rede Clarissas Franciscanas e a Secretaria Municipal de Educação de Redenção. Durante os três dias do encontro, professores, educadores formais e informais e alunos universitários participaram de palestras e oficinas nas áreas da Educação e Pedagogia; Psicologia; Logoterapia e Análise Existencial; e ainda Pastoral e Catequese, ministradas por especialistas de várias partes do Brasil.

BoteFeConceicaoAraguaia3A abertura oficial foi realizada pelo bispo diocesano, dom Dominique You e contou com a participação de crianças e jovens do movimento Infância e Adolescência Missionária que apresentaram um carimbó, dança tradicional originária e típica do Pará.

A palestra de abertura foi sobre a herança educacional da Igreja, ministrada pelo professor especialista em Educação Paulo Giareta, da Universidade Federal do Paraná. Em sua abordagem, o palestrante falou sobre a importância de incentivar a reflexão no processo de aprendizagem, alertando para o perigo das estatísticas caírem numa lógica “de rankear por rankear, de competitividades e um frenesim em busca de resultados, descaracterizando o processo de formação humana”. Para isso o professor acredita que seja necessário estabelecer o diálogo “entre as mais diversas entidades sociais representativas das respectivas comunidades, cidades, municípios e regiões para que a gente possa ir por escola, por contexto cultural e social, estabelecendo quais os indicadores, metas e objetivos, o que a gente quer enquanto modelo de educação para os nossos filhos”.

Na noite de sexta-feira (12) os participantes do Congresso participaram do Boté Fé da Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia, organizada pelo Setor Juventude, para acolher a cruz da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora. Para além de momentos de oração, louvor e adoração, houve ainda testemunhos de representantes da Fazenda da Esperança de Palmas (TO), comunidade terapêutica de recuperação de dependentes químicos, e ainda um testemunho do palestrante Prof. Cláudio Raposo sobre a importância da missão do educador.

Na manhã de sábado (13), deu-se continuidade ao Congresso com a palestra da Prof. Dra Marina Freitas do Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl (IECVF-SP). Em sua explanação, a professora ressaltou que “cada ser humano é único e irrepetível, chamado a realizar uma missão única e irrepetível.”, desenvolvendo as dimensões de liberdade da vontade, a vontade de sentido e o sentido da vida, a partir do conceito logoterapêutico da pessoa humana, que inclui a dimensão biológica, psicológica e a noética ou espiritual.

BoteFeConceicaoAraguaia2Ainda na manhã de sábado, dia 13, o psicólogo Fernando Campos, falou sobre o papel do formador, do educador e do mistagogo, afirmando que o educador “para além de fornecer os instrumentos necessários para fazer a leitura do mundo, as ferramentas iniciais para que o aluno saiba ler, escrever e defender as suas opiniões, precisa mostrar a ele que é necessário fazer uma leitura crítica do mundo que o envolve, que ele não pode ser um joguete nessa massa, ele precisa e necessita saber o que está ao seu entorno, porque dessa forma ele conseguirá fazer a diferença”.

Já na tarde de sábado (13), cada congressista participou em duas oficinas temáticas, das dez oferecidas, que desenvolveram os temas da autoestima no processo de aprendizagem; a maturidade tardia; o sentido da vida; a universidade; o papel do educador no ensino médio; a vocação de ser professor; o conceito de ecologia humana; a educação inclusiva, e ainda a família, catequese e educação.

No domingo (14), último dia do evento, foi realizada uma palestra com o tema “O sonho pode ser aqui!”, onde a Prof. Reni Neves dos Santos (PA), relembrou a história do sudeste do Pará, construída num contexto migratório centrado na busca do enriquecimento material, reforçando a necessidade de investir na “riqueza intelectual” das futuras gerações, educando “para respeitar e dar dignidade à vida […] se preocupando com a estrutura interior, para que o trabalho não fique só no ter”. A palestrante salientou também que só com essa consciência e vontade de mudança é possível “ousar pensar que aqui em nossa terra também podemos realizar esse sonho, a responsabilidade é nossa, de cada um de nós, especialmente de cada professor”.

Foram ainda convidados dez congressistas para partilharem com os demais participantes o impacto que a oficina em que participaram teve na sua visão e concepção de sonho. Ainda em discussão ao tema proposto, o Pe.Pedro Bassini acrescentou à reflexão a ideia de sonho de Deus que “segundo o que a revelação apresenta é a harmonia completa, que precisa e depende de complementaridade, porque nenhuma pessoa é completa em si mesma, nem absoluta”, defendendo que o sonho é um processo para o “vir a ser”, e que para isso é preciso “crer, que não é apenas acreditar, é fidelidade a uma intencionalidade, um crer que é perseverança […] se ontem não deu certo, hoje é um novo dia, se não conseguir realizar durante a minha vida, deixei impresso um caminho de sonho […] basta acreditar e começar a fazer e com isso vamos descobrindo caminhos novos ”.

Após a celebração eucarística ministrada pelo bispo diocesano Dom Dominique You, deu-se o encerramento do Congresso, onde os palestrantes convidados foram homenageados com a entrega de uma lembrança simbólica. No segundo semestre de 2013 está prevista a realização da segunda edição do Congresso de Educadores, abordando a questão dos valores na educação.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This