Conic promove Seminário Estadual sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

CFE 2016 tem como foco “água e o saneamento básico”

Com o objetivo de oferecer formação sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE – 2016), o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) promoveu, por meio do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), um Seminário Estadual, nesta última terça-feir, 20, no auditório da Livraria Paulinas, em Porto Alegre (RS).

Cerca de oitenta pessoas de diversas cidades do Estado estiveram presentes no seminário, que teve como tema principal “Casa Comum: nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24).

Organizado pelo Regional Sul 3, o seminário também contou com a presença e o apoio de membros da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Segundo o secretário executivo do Regional Sul 3,padre Cesar Leandro Padilha, os objetivos da CFC consistem em “assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas”. Para ele, cabe a todos se empenharem, à luz da fé, por políticas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum.

Já o professor de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos André Mendes, comentou durante o seminário, que diante dos desastres ecológicos o problema não está na natureza, mas na relação das pessoas. “Cada real investido em saneamento básico significa a economia de quatro reais na saúde pública. Quando as pessoas olham muito para si mesmas as relações morrem”, afirmou.

O tema da CFE ajuda a refletir sobre toda a questão de saneamento de água, esgoto, lixo, drenagem fluvial e a materialização do plano municipal de saneamento. Segundo o professor, “a água é o indicador de saúde da terra, porque ela integraliza e soma todos os efeitos positivos e negativos, e isso não só entende a organização do ordenamento territorial como também a maneira como as pessoas colocam suas casas nos territórios, como o lixo é produzido e coletado, e ainda a questão do esgoto ou a falta dele”. Para ele, tudo fatalmente atinge as cidades e toda a nossa vida.

Na ocasião, padre Clair Favreto da diocese de Erexim, apresentou sua tese de doutorado sobre a Campanha da Fraternidade e seus frutos. Dom Humberto Gonçalves, bispo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, falou sobre o “julgar” do Texto Base da CFE e o pastor Altemir Labres, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, expôs as ações concretas propostas pela CFE.

De acordo com o coordenador do seminário, Edson Costa, a partir deste seminário estadual as dioceses do Rio Grande do Sul e as Igrejas ligadas ao Conic começarão a organizar seminários em suas regiões. “Este é o primeiro impacto com a temática da Campanha, que é o saneamento básico”, concluiu Costa.

Com informações e foto do regional Sul 3 da CNBB

 

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This