Conselho Indigenista Missionário Norte 1 debate mudanças climáticas

Quais os impactos das mudanças climáticas na região amazônica, especialmente sobre as terras indígenas? Quais as contribuições dos povos indígenas para a redução desses impactos? Compreender melhor a relação dos indígenas com o ambiente e responder a essas questões serão os desafios que os participantes da 31ª Assembleia Regional do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Regional Norte 1 da CNBB (Norte do Amazonas e Roraima), tentarão responder. O evento acontecerá de 4 a 6 de fevereiro no Centro de Formação Xare, localizado no quilômetro 22 da rodovia BR-174 (Manaus – Boa Vista).

O tema “Contribuição dos Povos Indígenas na Preservação do Meio Ambiente Frente ao Aquecimento Global” estará em debate, com exposição do pesquisador Paulo Maurício Lima de Alencastro Graça, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), juntamente com lideranças indígenas. O resultado das discussões apontará as prioridades para atuação da entidade junto aos povos indígenas do Amazonas e Roraima.

“As informações que temos sobre os impactos das mudanças climáticas no planeta, de um modo geral, servem-nos de alerta para trazer essa discussão para as nossas áreas. O resultado dos debates, sob o prisma dos governos e das grandes corporações mundiais, não atende as expectativas da sociedade civil, como vimos no final da COP-15. Então, precisamos conhecer melhor essa realidade e como nos afeta para contribuir nas soluções”, diz a coordenadora do Cimi Norte 1, Edina Pitarelli.

A Assembleia do Cimi vai discutir também a conjuntura atual, especialmente no que se refere à política indigenista, com a participação do Secretário Executivo do Cimi Nacional, Éden Magalhães, dirigentes da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), e lideranças indígenas de Roraima e de várias regiões do Amazonas.

Tags:

leia também