Conselho Missionário Regional realiza 20ª Assembleia

Entre os dias 20 e 22 de abril, missionários do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participaram da 20ª Assembleia do Conselho Missionário Regional (Comire). O encontro aconteceu no Centro Pastoral Diocesano Dom Manoel Lisboa, em Carpina (PE).

O tema proposto para o encontro foi “Processo de planejamento na perspectiva da Cooperação Missionária”, apresentado aos participantes pelo assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, padre Antônio Niemiec.

A assembleia teve representadas 20 dioceses do regional (que compreende os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) e foi ocasião para estudo e planejamento da ação missionária no âmbito local, sob o impulso dos ecos do 4º Congresso Missionário Nacional e do texto de Estudos da CNBB “Missão e Cooperação Missionária”. Partilha e socialização das experiências missionárias no regional também foram feitas, a partir das diversas ações presentes nas dioceses. O grupo também trabalhou na elaboração de projeto de cooperação missionária para a Igreja no Regional NE 2.

Para o coordenador do Comire, padre Edivaldo Alexandre de Brito, o momento que se vive a Igreja no regional é de grande importância e que merece atenção, “percebo que as dioceses do regional caminham nesta comunhão, neste espirito de sinodalidade, pelo menos a representatividade nesse evento é um sinal que as igrejas diocesanas estão colocando suas forças missionárias a serviço de uma igreja em saída”.

O presbítero ainda ressaltou as renovações dos coordenadores dos Conselhos Missionários Diocesanos (Comidis): “Eles chegam com muito entusiasmo, com muito desejo de que a missão aconteça. Eu acredito que eles irão fazer acontecer o que propomos como meta de trabalho para este ano. Há sim um desejo muito grande de que a missão chegue em todos os espaços desejáveis”.

A Assembleia contou com a participação de 61 leigos e leigas, 15 padres, 12 religiosos e religiosas e um diácono, além do bispo de Salgueiro (PE), dom Magnus Henrique Lopes, referencial para a missão no regional.

O grupo regional do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) esteve presente no encontro e ressaltou a importância da parceria entre as duas organizações eclesiais na construção do anúncio do Reino: “Com a parceria entre o CNLB e o COMIRE esse anúncio torna-se cada vez mais fecundo e vasto, tudo isto é sinal de esperança para os tempos que hão de vir”, afirmou a leiga Rejane Gaia.

Para o padre Edivaldo Brito, a parceria é sinal de comunhão: “Este Ano do Laicato expressa o desejo e o sentido de comunhão, precisamos estreitar laços, formar parcerias para que a ação missionaria aconteça cada vez mais de forma eficaz em nossas dioceses, em nossas comunidades no regional. Fazemos essa parceria unindo nossas forças missionárias aos leigos e leigas engajados nos Conselhos Diocesanos de Leigos espalhados pelos quatro estados, nos diversos areópagos que interpelam a humanidade”, afirmou.

Com informações e fotos das Pontifícias Obras Missionárias e CNLB do Regional Nordeste 2
Share This