Consep prepara texto-base da CF 2017

Em reunião, bispos comunicam atividades desenvolvidas pelas comissões

 

O Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reúne-se em Brasília, nos dias 3 e 4 de maio, para dar encaminhamentos à 55ª Assembleia Geral da entidade, que acontecerá no próximo ano, e preparar o texto-base da Campanha da Fraternidade 2017.

Na ocasião, os bispos sugeriram temas para a próxima Assembleia, que agora serão discutidos e aprovados pelo Conselho Permanente da Conferência, durante reunião em junho deste ano.

Hoje, pela manhã, em grupos, os bispos discutem sobre os capítulos do texto-base da CF 2017, que tem como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e lema “Cultivar e guardar a criação”.

Partilhas

Na tarde de ontem,  houve um momento de partilha entre as comissões episcopais da CNBB.

O bispo auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, dom Esmeraldo Barreto de Farias, falou sobre a missão realizada pelo bispo de Óbidos, dom Bernardo Johannes Bahlmann; pelo padre Estevão Raschietti, do Centro Cultural Missionário; e  padre Jaime Patias, das Pontifícias Obras Missionárias, a Pemba, Moçambique. “A finalidade é perceber a presença brasileira, os desafios e observar que outros passos poderemos dar”, explicou dom Esmeraldo.

O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados, dom Jaime Spengler, recordou o Encontro Nacional de Presbíteros, ocorrido de 19 a 25 de abril, em Aparecida (SP). O evento reuniu 560 presbíteros e contou com a presença do vice-presidente da CNBB, dom Murilo Krieger, e do secretário da Congregação para o Clero para os seminários menores, dom Jorge Padron. De acordo com dom Jaime, dom Padron apresentou durante o encontro grandes desafios como a formação permanente do clero.

O bispo de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ), dom Francisco Biasin, disse que, no âmbito do ecumenismo, três bispos e três teólogos elaboraram um guia de encontro para as igrejas Católica e Luterana, visando a aproximação entre elas.

A presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Marilza Chuina, falou sobre as expectativas com relação à publicação do documento, aprovado na última Assembleia Geral da CNBB, sobre os cristãos leigos. “Esperamos que faça a diferença na Igreja e na sociedade”, disse.

Também estão na pauta da reunião análise de conjuntura, Jornada Mundial da Juventude, Ano da Misericórdia.

O Consep reúne a presidência da CNBB e os presidentes das doze comissões episcopais da CNBB. Participam do evento assessores e representantes das pastorais e organismos da Conferência.

Tags:

leia também