Coordenação Colegiada da Mesa pro Bice Brasil se reúne para encaminhar ações

Membros da Coordenação Colegiada da Mesa Bice Brasil com membro da Fundação Esquel. Foto: Assessoria de Imprensa/Matheus de Souza

A coordenação colegiada da Mesa pro Bice Brasil se reuniu na manhã da sexta-feira, 13 de julho, em Brasília (DF) na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com o objetivo de alinhar as ações do projeto: “Mobilização, incidência política e monitoramento da situação dos Direitos da Criança e Universal – RPU (4º Ciclo ONU)”, que conta com aporte do Fundo Nacional de Solidariedade da Igreja no Brasil.

Os membros da coordenação colegiada Aldiza Soares (Pastoral da Criança), Francine Junqueira (União Marista do Brasil) e Leon Patrick (Cáritas Nacional) pensaram ações para avançar na consolidação da proposta de trabalho da Mesa Bice da América Latina (Argentina, Brasil, Chile e Guatemala), cujo foco de ação se dá por meio de três eixos: Violência, Educação e Migração.

Entre as ações planejadas, merece destaque a produção de uma Nota Técnica sobre a violência contra crianças e adolescentes no Brasil no próximo semestre. A coordenação do projeto também produzirá um informe sobre migração com enfoque na situação das crianças e adolescentes no país.

Segundo Aldiza Soares, representante da Pastoral da Criança, a reunião conseguiu avançar no desenho das estratégias propostas para o Brasil e também para a América Latina. A reunião ainda contou com as participações, por meio do “Skype”, do representante do Conselho Administrativo do Bice Internacional, o irmão marista Álvaro Sepúlveda, direto de Roma; e presencialmente do representante da Fundação Esquel brasileira, Silvio Santana.

A Mesa pro Bice Brasil conta com 11 (onze) organizações destinadas em sua missão a renovar, permanentemente, a vivência do compromisso com a dignidade das crianças e dos adolescentes, por meio da promoção, proteção e defesa de seus direitos. Integram-na além da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a Pastoral da Criança, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Cáritas Brasileira, a Pastoral do Menor, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), a Rede Jesuíta Brasil, a Rede La Salle, a Rede Salesiana do Brasil, a União Marista do Brasil e o Bureau Internacional Catholique de l’Enfance (Bice).

Share This