Coordenadores da Pastoral Familiar visitam a CNBB

No dia 11 de julho, os vice-coordenadores da Pastoral Familiar nacional, e coordenadores da Pastoral Familiar do Regional Sul 4 (Santa Catarina) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), visitaram a sede da CNBB. O casal, Volnei Exterkoetter e Marivone Exterkoetter, esteve em Brasília para participar do 10º Encontro Nacional da Pastoral Familiar – promovido pela Comissão para a Vida e a Família – e falou à nossa reportagem sobre o evento e a instituição da família no Brasil.

Casados há 30 anos e pais de dois filhos adultos com 27 e com 25 anos, o casal “Exterkoetter”, ao se engajar em movimentos católicos em prol da família dizem que estão “cumprindo a sua missão”. “Trabalhar, enaltecer e promover a família e a vida é uma coisa que está impregnada dentro de nós. Nada nos realiza mais que lutar pela família e tentar colocar para as novas gerações um futuro melhor”, disse a esposa, Marivone Exterkoetter.

De acordo com eles, três coisas não podem faltar no lar: o amor, o diálogo e a fé. “O amor cura tudo. Pais e mães que pregam no lar com amor, com certeza os filhos não vão precisar de ir aos psicólogos”, brinca Marivone. Para ela, o amor desde o ventre, é de vital importância, “é o acolhimento à vida dentro do ventre materno”.

O casal revela que é por meio do diálogo que resolvem muitas situações entre pais e filhos, e se “fazendo presente nos momentos importantes”. “Apesar dos filhos estarem estudando e trabalhando, sempre tiramos tempo para nos encontrar. Às vezes esperávamos chegarem da faculdade, tomávamos um café, e perguntávamos ‘como foi o dia’, ‘como estão as coisas no trabalho’. Esses momentos passavam segurança, e mesmo com as atribulações do dia-a-dia, aquilo os fortalecia”, recordou Volnei Exterkoetter.

“Quando estamos juntos à mesa, além de ser um momento de encontro, é também um momento de oração. Damos as mãos, e agradecemos pelo dia, pelo alimento, e pedimos por todas as famílias que não tem o pão de cada dia”, relata Marivone.

A metodologia utilizada durante o encontro foi a de que cada regional apresentaria um resultado positivo de ações tomadas, assim como uma meta para o futuro. “O nosso regional conseguiu organizar todos os setores e a estrutura, da coordenação da Pastoral Familiar, do setor formação incluindo comunicação. Conseguimos ter essa estrutura para atender melhor a Pastoral Familiar no regional sul 4”, partilhou Volnei.

O esposo de Marivone ainda fala sobre os desafios que seu regional –Sul 4 – terá de enfrentar. “Nós temos como meta trabalhar em todo regional, de 2010 a 2015, a família como prioridade. Para isso elencamos três metas: formação de agentes, implantar a Pastoral Familiar em todas as dioceses, ou fortalecer, se já tiver; e a terceira meta é criar o setor vida e família em todo regional”, revelou.

XPastoralFamiliarDFSobre o encontro, ambos revelam ter sido muito positivo por ter reunido vários regionais, e que consideram que a família está sem uma direção correta da sua verdadeira missão. “Vimos a riqueza que há no Brasil, de trabalho com a família. Muitas luzes e coisas boas que estão acontecendo. Apesar da dificuldade que a família passa, há muita esperança. Ficou no coração a certeza que vale a pena lutar”, declarou Volnei.

10º Encontro Nacional da Pastoral Familiar

O evento foi realizado de 06 a 08 de julho, na sede da Cáritas, em Brasília, promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (CEPVF) da CNBB. Nesse encontro estiveram presentes os casais que são coordenadores regionais das pastorais familiares de todo o Brasil, bem como alguns bispos referenciais e assessores. O encontro promoveu uma partilha de experiências dos trabalhos realizados e desafios futuros da ação evangelizadora pela Família nos regionais da CNBB.

Tags:

leia também