Coordenadores de Catequese dos 17 Regionais da CNBB estão reunidos em Brasília

Está acontecendo o Encontro Anual dos Coordenadores de Catequese dos Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília. O evento que vai de 5 a 7, reúne 23 participantes dos 17 Regionais, incluindo 2 bispos.

De acordo com uma das organizadoras da reunião e assessora da Comissão Bíblico-catequética da CNBB, irmã Zélia Maria, o encontro serve para refletir a catequese no Brasil. “Este encontro é o aprofundamento da missão do catequista brasileiro. Serve também para atualizarmos o material que dispomos na catequese, planejar os caminhos do catequista e dar continuidade as propostas do Ano Catequético, realizado em 2009, entre outros”, afirmou.

DSC02883Na manhã de hoje, 6, o palestrante foi o especialista em Catequese, irmão José Israel Neri. Ele faz parte do Grupo de Reflexão Catequética (Grecat) da CNBB, e explicou a importância dos coordenadores de catequese em cada um dos Regionais. “Cada um dos 17 Regionais e seus respectivos coordenadores são primordiais no processo de catequização dos nossos jovens e adultos não catequizados. Eles [os coordenadores] são a ponte de ligação entre as (arqui)dioceses, paróquias até chegar aos jovens. As suas presenças são fundamentais para que o regional se mobilize em torno da Catequese. Com essa reunião podemos avaliar a caminhada e projetar o futuro e ao mesmo tempo, dar uma formação continuada aos coordenadores”.

DSC02874O bispo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética, dom Eugênio Rixen, veio prestigiar o evento. “É fundamental a presença dos bispos para que o coordenador de Catequese dos Regionais se sinta mais motivado em continuar a caminhada de Catequese. Eles tem que sentir que somos presentes e participativos na animação catequética em nossas (arqui)dioceses. Eles devem sentir a presença da CNBB na vida cotidiana da Catequese nos Regionais”, explicou dom Eugênio que é bispo Goiás (GO).

Para o bispo da diocese de Rondonópolis e membro da Comissão Bíblico-catequética, dom Juventino Kestering, a Reunião  Anual é fundamental para as pretensões de crescimento da Catequese. “A Catequese encontra seu rumo nos coordenadores Regionais, pois eles levam os ensinamentos dessa reunião para as respectivas equipes de catequistas Brasil a fora. Aqui hoje, é um momento importante para ouvirmos o que vem da base para planejarmos as ações futuras de aperfeiçoamento das estratégias catecumenais”, ressaltou.

DSC02867A coordenadora de Catequese do Regional Leste 1 da CNBB (Rio de Janeiro), Vera Lucy, ressalta a importância deste encontro para a formação dos catequistas em cada estado. “Este evento é a base, é o nosso ‘chão’. Aqui aprendemos a planejar com mais eficiências as ações catequéticas. É o nosso norteamento dos trabalhos. Aqui damos a unidade a Catequese no Brasil para fortalecermos a nossa caminhada.

A Reunião Anual dos Coordenadores de Catequese dos Regionais da CNBB acaba amanhã, 7, às 12h, no almoço de confraternizações.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This