Coordenadores e assessores da 5a Semana Social Brasileira participam do Curso “Estado financeirizado” em São Paulo

O Curso “Estado financeirizado”, que começou no dia 22, é organizado pela Rede Jubileu Sul Brasil em parceria com a Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa e Olimpíadas (ANCOP), a 5ª Semana Social Brasileira (SSB) e o Grito dos Excluídos. O evento acontece até od dia 26 de abril em São Paulo (SP), com a participação de militantes e professores do Brasil, da América Latina e Caribe. Padre Thierry Linard, padre Jurandyr Azevedo Araujo, padre Bernard Lestienne, Rosilene Wansetto e Francisco Vladimir, membros da coordenação e assessoria da 5ª SSB participam do curso que é parte do processo de realização da 5ª SSB.

O objetivo do evento é promover um momento de estudo sobre o processo de financeirização do Estado em âmbito regional (América e Caribe), com mecanismos de mercantilização ‘patrocinados’ em grande medida pelo Estado, tendo o endividamento como um instrumento para o controle e a dominação da vida e dos bens comuns favorecendo a expropriação e a expansão do capital.

Também se busca fortalecer com este curso os processos locais de luta e resistência contra o modelo de desenvolvimento patrocinado pelo Estado, além de incentivar os debates em torno da SSB.

Tags:

leia também