Costa Rica prepara o 2º Congresso Latino-americano de Vocações

Realiza-se de 31 de janeiro a 5 de fevereiro, em San José, na Costa Rica, o 2º Congresso Latino-americano de Vocações, promovido pelo Setor de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM).

Em nota, o organismo ressalta que o objetivo do evento é fortalecer a cultura vocacional a fim de que os batizados assumam seu chamado e se tornem discípulos e missionários de Cristo nas circunstâncias atuais da América Latina e Caribe.

Os bispos responsáveis pela Animação Vocacional na América Latina e Caribe, reunidos de 3 a 7 de novembro de 2008, em San Pedro Sula, em Honduras, assumiram seriamente o compromisso da Conferência de Aparecida de promover e coordenar várias iniciativas vocacionais.

“Este congresso é uma resposta aos desafios de Aparecida e no que concerne a formação dos discípulos e missionários de Cristo, a Pastoral Vocacional ocupa um lugar privilegiado, pois cuida de todos aqueles que o Senhor chama a servir a sua Igreja no sacerdócio, na vida consagrada e no estado laical”, diz o CELAM.

A Pastoral Vocacional, responsabilidade de todo o povo de Deus, começa na família e continua na comunidade cristã. Ela deve ser dirigida às crianças e especialmente aos jovens a fim de ajudá-los a descobrir o sentido da vida e o projeto que Deus tem para cada um, acompanhando-os em seu processo de discernimento.

O CELAM ressalta que é necessário intensificar as várias maneiras de oração pelas vocações, ajudando a criar uma maior sensibilidade e receptividade diante do chamado do Senhor.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This