Curso de Extensão em Missiologia prepara agentes da animação missionária

Curso oferece formação específica a engajados na animação missionária

O Centro Cultural Missionário (CCM) realiza, desde o dia 16, o terceiro módulo do 2º Curso de Extensão em Missiologia e Animação Pastoral. A iniciativa, que reúne 36 participantes de todo Brasil, é promovida em parceria com o Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE), de Passo Fundo (RS), e prosseguirá até amanhã, 26. O curso oferece uma formação específica a leigos, religiosos, diáconos e presbíteros engajados na animação missionária, particularmente os coordenadores e membros dos Conselhos Missionários Diocesanos (Comidi).

Com os objetivos de qualificar e capacitar agentes de pastoral para a ação e a animação missionária em suas comunidades, dioceses e projetos além-fronteiras, a programação do curso inclui três módulos, de dez dias cada um, ao longo de três anos. O primeiro módulo teve a abordagem do Anúncio da Palavra; o segundo foi sobre a Comunidade em Missão e o terceiro traz o tema Testemunhas a serviço do Reino. O conteúdo da missão é tratado sob quatro enfoques: contextual, fundamental, pastoral e missionária.

De acordo com os organizadores do curso, a formação de agentes que se dedicam à animação missionária, particularmente os que são chamados a coordenar Conselhos Missionários Diocesanos, é um fator básico para o desenvolvimento das atividades e para levar adiante um projeto de Igreja discípula missionária, na perspectiva do documento de Aparecida. Os participantes são chamados a assumir um autêntico espírito missionário em uma época em que essa dimensão é solicitada por todos os âmbitos eclesiais.

“O curso tem ampliado minha visão do que é estar a serviço de uma comunidade, ir além da paróquia, ir ao encontro do outro, onde Jesus me chamar”. Assim relata a irmã Sirlene Almeida de Jesus, que no momento mora em Tabatinga, no Amazonas. Para a irmã, o curso possibilita a capacitação para atuar com os povos ribeirinhos e indígenas: “Na questão da Amazônia, existe uma diversidade de raça, credo e aprendemos a levar a boa nova de Jesus abrindo um leque de possibilidades”.

O curso possibilita apontar pistas de ações e renovar o espírito missionário, ressalta o padre Elias Roque, da diocese de Nazaré em Pernambuco. “É enriquecedor o convívio com pessoas de diversas regiões e do exterior. Crescemos como comunidade multicultural e aprendemos a viver como tal”.

Quanto ao conteúdo programático, padre Elias diz que desperta o desejo ardente de colocar em prática o que a igreja pede, ser testemunhas a serviço do Reino.

Para o missionário leigo, Gerson de Sá, da paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Brasília, o que chama a atenção para esse curso é abrir os horizontes para onde a igreja direciona, “a missão de evangelizar precisa ser flutuante e aberta ao povo e ao mundo”. Gerson acredita que o conhecimento, a especialização e o cuidado com a missão aperfeiçoam a animação missionária: “Já estou com uma grande expectativa da responsabilidade que vem depois de uma formação como essa e agradeço a oportunidade de fazer parte desse chamado”.

O curso de Extensão em Missiologia vai conferir a todos os participantes o Certificado de Extensão reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Fique por dentro dos cursos oferecidos pelo CCM. Acesse o site: www.ccm.org.br

Com informações e foto do CCM

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This