Curso de Iniciação à Missão no Brasil abre inscrições para edição 2019

Já estão abertas as inscrições para a edição 2019 do Curso de Iniciação à Missão no Brasil do Centro de Formação Intercultural (CENFI) promovido pelo Centro Cultural Missionário (CCM) de Brasília (DF) organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O curso é dirigido aos missionárias e missionários enviados ao Brasil, tem duração de três meses, por isso, os cursistas conviverão durante todo esse período juntos no Centro Cultural Missionário estudando diversos módulos como português; introdução sobre a sociedade e a Igreja no Brasil; e estágio em casas de famílias, se adaptando à vida no Brasil através das relações fraternas.

Dom Odelir José Magri. Foto: Daniel Flores/CNBB

Para o bispo de Chapecó (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, dom Odelir José Magri, fazer o passo da saída para outro país, com tudo o que isso implica de encontro com o diferente: é um ‘nascer de novo’ em muitos aspectos da vida do missionário(a).

“Isso exige um tempo de adaptação, de escuta e principalmente de abertura ao novo e disponibilidade ao aprendizado”, ressalta.

De acordo com a organização, a formação é um tempo para os missionários despojarem-se de sua cultura sem arrancá-la; tempo para revisar os critérios pastorais para melhor se colocar diante dos novos apelos; tempo para uma verdadeira encarnação, embora carregando os valores da própria cultura como bagagem; tempo para valorizar as diversas culturas dos irmãos e irmãs do curso; tempo para aprender novamente o que Deus pede como parte de um novo povo.

Professora Lia (à direita) e os missionários. Cenfi 2018. Foto: Matheus de Souza/CNBB

Dom Odelir destaca ainda que: “rezar juntos, partilhar os sonhos e medos, os desafios e dificuldades, as expectativas e esperanças é e será sempre um incentivo e força para quem inicia uma nova experiência na caminhada de doação e ousadia missionária. Sem esquecer do sacrifício e saudades dos familiares, amigos, comidas e outras coisinhas que estão impregnadas no nosso sangue e DNA”.

As atividades do curso vão começar no dia 21 de julho com a missa de abertura e terminarão em 31 de outubro.

As inscrições e mais informações podem ser encontradas no site www.ccm.org.br

Share This