Cursos do CCM terão novo formato a partir de 2019

O Centro Cultural Missionário (CCM) divulgou no dia 16 de agosto o calendário de cursos para o ano de 2019. De acordo com o organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e voltado para a formação na área da missão, foi criado um novo formato a partir de avaliações com os participantes dos cursos e com a equipe do Centro de Animação e Estudos Missionários.

Anteriormente oferecido no mínimo duas vezes ao ano, o curso de formação de iniciação à missão no Brasil, conhecido como curso do Cenfi (Centro de Formação Intercultural), acontecerá somente uma vez em 2019. De 21 de junho a 31 de outubro de 2019, somando 100 dias de formação. “Estaremos realizando um único curso do CENFI que se destina exclusivamente para missionários/as que vem para viver a missão no Brasil por um tempo mais longo. Esse curso contempla as quatro áreas integradas: Vida comunitária; estudo da formação da sociedade brasileira e da vida eclesial; estágio em casa de família e estudo da língua portuguesa”, informa a direção do CCM.

Por outro lado, haverá uma nova modalidade de formação. Será oferecido o Curso de Iniciação à Língua Portuguesa para as pessoas que vem ao Brasil por um tempo mais curto, como seminaristas, religiosos e religiosas e padres. A formação contempla duas áreas integradas: vida comunitária e estudo da língua portuguesa com o tempo de 6 semanas. Será realizado de 3 de março a 19 de abril.

Outra formação na área da Língua Portuguesa é o Curso de Aprimoramento, dirigido a missionárias e missionários que já estão no Brasil há algum tempo, ou àqueles que estão de volta ao país depois de um longo período. Este curso contempla duas áreas: vida comunitária e estudo. Está programado para o período de 2 de junho a 28 de junho de 2019.

Com o objetivo de oferecer formação básica para os missionários e missionárias que são enviados para outros países, o curso Ad Gentes passa a ser oferecido entre o mês de novembro e dezembro. No próximo ano, será entre 10 de novembro e 6 de dezembro. “Este curso requer que o missionário participe integralmente do curso e prime pela vida comunitária”, ressalta a direção do CCM.

Para mais informações, acesse www.ccm.org.br

Share This