Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)

Neste 17º Domingo do Tempo Comum a liturgia dominical foca o capítulo 6º de São João, iniciando pela multiplicação dos pães e culminando com a revelação do sentido da Eucaristia, Jesus o Pão da Vida. Como o Evangelho segundo Marcos é mais curto, nesses próximos domingos iremos nos debruçar sobre este tema. E o início nos coloca a questão da providência de Deus que não deixa faltar o pão aos seus filhos mas também nos recorda que diante de tanta fome e sede de vida, Ele deseja que nos coloquemos em Suas mãos para que o nosso pouco possa saciar a fome das multidões que correm ao encontro de Cristo.

A Palavra de Deus (2Rs 4,42-44 e Jo 6,1-15) tem como tema central a providência de Deus que satisfaz todas as necessidades do homem. Em 2Rs 4,42-44, lê-se a multiplicação dos pães levada a cabo por Eliseu, multiplicação esta que é figura e prenúncio daquela outra que foi realizada, uns oito séculos mais tarde, por Jesus e que se lê no Evangelho (Jo 6,1-15). Um homem apresenta-se ao profeta levando consigo “vinte pães de cevada” e recebe a ordem de os distribuir à sua gente: cem homens. O servo responde dizendo que tal provisão é insuficiente, mas Eliseu repete a ordem nome de Deus: “dá ao povo para que coma; pois assim diz o Senhor: “comerão e ainda sobrará” (2Rs 4, 43).

O tema do pão na liturgia de hoje: ele aparece claramente na primeira leitura e no evangelho e, de modo implícito, está presente também no salmo 144 (Saciai os vossos filhos, ó Senhor). O pão recorda duas coisas importantíssimas. Lembra-nos, primeiramente, que não somos auto-suficientes, não possuímos a vida de modo absoluto: devemos sempre renová-la, lutar por ela. O homem não se basta a si próprio; precisa do pão de cada dia. E aqui, um segundo importante aspecto: o homem não pode, sozinho, prover-se de pão: é Deus quem faz a chuva cair, quem torna o solo fecundo, quem dá vigor à semente. Assim, a vida humana está continuamente na dependência do Senhor. Portanto, meus caros, todos necessitamos do pão nosso de cada dia – e este é dom de Deus. “O que tens tu, ó homem, que não tenhas recebido? E, se recebeste, do que, então, te glorias?” 

Embora o capítulo 6º de João tenha a destinação de nos ensinar sobre o Pão da Vida, este início com a multiplicação dos pães também nos coloca diante de uma sociedade que vê a má distribuição de renda e a falta de alimentação para milhares de pessoas pelo mundo afora, inclusive também, infelizmente, em nosso país. Convivemos com uma crise contraditória: a questão da obesidade desde a infância e a morte por falta de alimentação, em especial, das crianças. Viver a Eucaristia é comprometer-se com o outro para que “todos tenham vida” e a tenham em plenitude.

O sinal dos pães repete-se, mas de uma maneira mais imponente, nos verdes montes da Galileia, quando Jesus se vê rodeado de uma grande multidão que o procurava (Jo 6,5). Tal como Eliseu, que tinha saciado a fome dos seus discípulos, assim Jesus provê às necessidades das multidões que O acompanhavam para ouvir a Sua palavra. Mas, enquanto no caso de Eliseu, vinte pães saciaram os homens; no caso de Jesus, cinco pães e dois peixes saciam uns cinco mil. Nos dois casos, há sobras – doze cestos no caso do Evangelho –, para mostrar que Deus não é avaro em prover as necessidades de Suas criaturas. Reza o Salmo: “Vós abris a vossa mão prodigamente e saciais todo ser vivo com fartura” (Sl 144 (145), 16).

Significativa a sobra dos doze cestos. O novo Povo de Deus, nascido do mistério pascal de Cristo, será alimentado por Jesus, multiplicado nos Doze Apóstolos que participam da multiplicação dos pães. Mais importante ainda do que a multiplicação dos pães é o seu simbolismo. Para saciar a fome da multidão faminta, Jesus quer multiplicar-se nos seus Apóstolos, nos seus discípulos, em sua Igreja.

Se o milagre de Eliseu é figura da multiplicação dos pães, levada a cabo por Cristo, esta é preparação e figura de um milagre mais estrondoso: a Eucaristia. Não está por acaso a descrição dos gestos do Senhor: “tomou os pães, deus graças e distribuiu-os aos que estavam sentados…” (Jo 6,11). Ela antecipa, quase à letra, os gestos e as palavras da instituição da Eucaristia. Depois de ter saciado tão copiosamente a fome dos corpos, Jesus também proverá, de maneira divina e inefável, a da alma. Alimentados por um único pão, o Corpo do Senhor, os fiéis formam um só corpo, o Corpo Místico de Cristo. Esta realidade é o alicerce do dever da caridade e da solidariedade cristã, de que fala São Paulo em Ef 4,1-6, ao exortar os fiéis a “caminhardes de acordo com a vocação que recebestes; com toda humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor” (Ef 4,1).

Desse modo, caríssimos irmãos em Cristo, Jesus, ao multiplicar os pães, apresenta-se como aquele que dá vida, que nos sacia com o sentido da existência – sim, porque não há vida de verdade para quem vive sem saber o sentido do viver! – Dá-nos, Jesus a vida física, a vida saudável, mas dá-nos, mais que tudo, a razão verdadeira de viver uma vida que valha a pena.

O mandato de recolher os pedaços que sobram ensina que os bens materiais, por serem dons de Deus, não se devem desperdiçar, mas hão de ser usados com espírito de pobreza. Neste sentido, explica o Beato Paulo VI que “depois de ter alimentado com liberalidade a multidão, o Senhor recomenda aos seus discípulos que recolham o que sobrou para que nada se perca. Que formosa lição de economia, no sentido mais nobre e mais pleno da palavra, para a nossa época, dominada pelo esbanjamento! Além disso, leva consigo a condenação de toda uma concepção da sociedade em que até o próprio consumo tende a converter-se no próprio bem, desprezando os que se veem necessitados e em detrimento, em última análise, dos que julgam ser seus próprios beneficiários, incapazes já de perceber que o homem é chamado a um destino mais alto” (Discurso aos participantes na Conferência mundial da Alimentação, 09 de novembro de 1974).

Vivendo intensamente esse Mistério, nos tornamos realmente membros do corpo de Cristo, que é a Igreja. Cumprem-se em nós, de modo real, as palavras do Apóstolo: “Há um só Corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança a que fostes chamados. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos”. Eis, caríssimos! Que o bendito Pão do céu, neste sinal tão pobre e humilde do pão e do vinho eucarísticos, nos faça compreender e acolher a constante presença do Senhor entre nós e nos dê a graça de vivermos de verdade a vida de Igreja, sendo um sinal seu no meio do mundo. Amém.

Tags:

leia também