Debate de Aparecida foi o assunto mais comentado no Twitter

As redes sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) registraram crescimento considerável de novos seguidores e no engajamento durante o Debate de Aparecida, nesta quinta-feira (20), promovido pela entidade e transmitido ao vivo pelas emissoras de Rádio e TV, portais na internet e redes sociais católicas.

A hashtag #DebateAparecida chegou no “trending topics”, os tópicos mais comentados do Twitter, que fez uma parceria para monitoramento em tempo real da hashtag oficial. Desde o início do debate foram mais de 100 mil menções. No twitter da CNBB, somente na hora do debate, foram mais de 350 mil visualizações (378.845) e durante toda a quinta passou de 475 mil (475.308).

No Facebook o engajamento também foi crescente. Milhares de pessoas acompanharam as postagens ao longo do dia e na hora do debate. As publicações alcançaram de forma orgânica 65.307 pessoas. Foram no total 1.123 compartilhamentos e 544 comentários.

Os dois compartilhamentos da transmissão ao vivo (Youtube e Facebook dos canais de Aparecida), juntos corresponderam ao alcance de 8,4 mil pessoas. Foram 2,574 mil cliques nas publicações e 821 interações, entre reações, comentários e compartilhamentos. O instagram também foi bastante acessado, principalmente, as postagens de bastidores que tinham em média 600 visualizações cada.

Mediação – Com quase 20 anos de carreira a âncora do Jornal da Cultura, a jornalista Joyce Ribeiro, entra para a história do Brasil por ser a primeira mulher negra a comandar um debate eleitoral no país. Durante três horas, Joyce mediou as perguntas e conduziu o debate que trouxe ao público boa parte das propostas  dos candidatos que estão na corrida ara comandar o país pelos próximos 4 anos.

Destaque – A publicação com as fotos dos bispos que fariam as perguntas no debate alcançou mais de 33 mil pessoas (33.887), 1776 reações, comentários e compartilhamentos (178 comentários / 424 compartilhamentos) e 2690 cliques.

A interatividade, certamente, foi a grande marca deste debate. Os internautas estavam antenados em todos os detalhes e falas dos candidatos que ganharam diversos memes.

Candidatos

Fotos: Thiago Leoon/ A12.com

Guilherme Boulos (PSOL), Fernando Haddad (PT), Álvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Henrique Meirelles (MDB), Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmim (PSDB) participaram do debate que teve início com o pronunciamento do arcebispo de Brasília (DF) e presidente da CNBB, cardeal Sergio da Rocha. “Não fomentamos partidarismo, mas convidamos que os cristãos sejam sal da terra e luz do mundo. Esperamos que o debate transcorra no diálogo respeitoso”, disse o cardeal.

O debate foi estruturado em cinco blocos. No último bloco, sete bispos apresentaram grandes questões da vida do brasileiro: superação da violência, gastos públicos com educação e saúde, desigualdade social, defesa da vida, diálogo e polarização política, defesa dos indígenas e povos tradicionais, agricultura familiar e agronegócio.

Apenas dois candidatos não participaram do debate. Jair Bolsonado (PSL) continua internado hospitalizado e Cabo Daciolo (Patriota) alegou agenda particular.

Share This