Dom Paulo Mendes Peixoto

Natal é a presença do Emanuel, do Deus conosco, da chegada daquele que era esperado desde a eternidade e anunciado pelos profetas. Isto é motivo de alegria e da consciência de novas perspectivas na história. É a luz que ilumina os corações das pessoas.

A vinda do menino Deus, como uma visita ao povo, aconteceu pelo caminho de Maria, a mulher do “sim”, da coragem e da determinação. É como as palavras do profeta, “abri as portas para que ele possa entrar”. As pessoas são convocadas a abrir o coração.

Viver o Natal é ter pureza de coração, integridade de vida, praticar a justiça, simplicidade no agir e não ter demasiada preocupação com a aparência e a riqueza. É fazer com que o sim a Deus tenha prioridade nos fatos concretos da vida.

Entender e viver as verdadeiras dimensões do Natal, do Deus conosco, é ter as bênçãos do Senhor. Isto aconteceu com José, o esposo de Maria, formando a Família de Nazaré. José era homem justo, sem riquezas materiais, mas com traços divinos.

No contexto do Natal sentimos que os verdadeiros valores não estão na aparência, na ostentação de privilégios, mas na pureza do coração, em atitudes de integridade e na beleza da espiritualidade que transpassa a alma humana e eleva a dignidade da pessoa.

Acolher Jesus no Natal é colocar-se em disponibilidade, como o fez José e Maria, que abriram seus corações e fizeram a diferença. Acolheram a vida, acreditaram nela e a valorizaram. Ouviram e atenderam a vontade de Deus de forma incondicional.

Dentro da cultura atual e das realidades de hoje devemos identificar os pedidos de Deus direcionados a nós, e atendê-los, mesmo que sejam difíceis. Aí estão a bênção e a graça, o amor fraterno, a acolhida, muito acima do que necessitamos.

Desejamos um Feliz Natal aos leitores. O momento é festivo, de estreitamento de laços fraternos e familiares, de ação de graças pela chegada do fim de mais um ano e de refazer as forças para encarar o Novo Ano com coragem renovada.

Tags:

leia também