Diocese de Blumenau realiza 1º Congresso Eucarístico

A diocese de Blumenau (SC) optou por vivenciar, em 2011, o Ano da Liturgia, com ênfase na Eucaristia, sob o lema: “Seus olhos se abriram, e eles O reconheceram”( Lc 24,31) e o tema: “Eucaristia, fonte e cume da vida e missão da Igreja”. E uma das iniciativas que concretiza este projeto pastoral é o 1º Congresso Eucarístico Diocesano, cuja missa de abertura realizou-se no domingo, na Catedral São Paulo Apóstolo. A missa foi presidida por dom José Negri, bispo diocesano. Fizeram-se presentes muitos sacerdotes, ministros extraordinários da Comunhão e representantes das paróquias.

Na homilia, dom José Negri, ressaltou a grande solidariedade vivida pelo Vale do Itajaí, no início deste mês de setembro, quando mais uma vez, muitas famílias foram atingidas pela enchente e por deslizamentos de terra.  “Com as avalanches de água e terra, vimos acontecer também uma verdadeira inundação de solidariedade e de amor”, afirmou o bispo.

A cerimônia contou com momento em que um ministro representante de cada paróquia recebeu uma hóstia grande consagrada para levá-la à sua comunidade paroquial. Ali, se realiza agora a Semana Eucarística, com adorações, vigílias, caminhadas, momentos de estudo. E no domingo, dia 2, na Catedral, em celebração eucarística presidida por dom José, os padres e fiéis procedentes das paróquias participarão da Missa de Encerramento do Congresso. Para essa ocasião, está sendo motivada uma coleta que, através da Cáritas Diocesana, se destinará aos flagelados.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This