Diocese de Caxias do Sul acolhe dom Alessandro Ruffinoni

A Diocese de Caxias do Sul (RS) recebeu oficialmente neste domingo, 8 de agosto, o “sim” de dom Alessandro Ruffinoni, nomeado pelo papa Bento XVI, em 16 de junho deste ano, para servir a essa diocese, como bispo coadjutor. A celebração de posse, presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, dom Paulo Moretto, foi realizada na catedral Santa Teresa e reuniu 17 bispos, além de mais de 100 presbíteros, religiosos e lideranças leigas das cidades que compõem a diocese e do Vicariato de Gravataí, onde dom Alessandro residiu enquanto esteve auxiliando dom Dadeus Grings, arcebispo de Porto Alegre.

Em suas palavras de agradecimento, dom Alessandro ressaltou a hospitalidade com que foi recebido por dom Paulo Moretto, pelo clero, religiosos e leigos da diocese. “Aceito com alegria essa parte da igreja que é Caxias e esse calor humano. Nesses últimos dias o que mais me martelou na cabeça foram as palavras que Jesus disse aos apóstolos: ‘Não tereis medo’. Grandes são os desafios, mas estou sereno porque me sinto acolhido e o primeiro a me acolher foi dom Paulo”, destacou.

Dom_Alessandro_062De acordo com o novo bispo coadjutor, o trabalho que pretende desenvolver baseia-se na comunhão com todas as pessoas que estão envolvidas nos mais diversos setores e serviços da Igreja. Com a citação de Santo Agostinho “Para vocês sou bispo, com vocês sou cristão”, dom Alessandro enfatizou que buscará empenhar-se em dar continuidade às ações planejadas pela diocese, respeitando os eixos da formação, da defesa da vida, da ecologia, dos imigrantes e dos jovens.

Por fim, dom Alessandro pediu proteção a Nossa Senhora de Caravaggio, padroeira da diocese de Caxias do Sul, além de companheirismo dos padres, religiosos e leigos na caminhada que inicia. “Vamos amar essa igreja! Eu a amo e não tenho vergonha dela, apesar de suas fraquezas e debilidades”, frisou. Antes da benção final, dom Paulo Moretto desejou ao seu coadjutor que o Espírito Santo lhe conceda os dons do conselho, da fortaleza, da ciência e da piedade, para que possa governar fielmente e continuar construindo a Igreja de Caxias do Sul.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This