Diocese de Criciúma envia missionários à Prelazia de Cristalândia

A prelazia de Cristalândia (TO) irá receber um grupo de 20 pessoas da diocese de Criciúma (SC) para a primeira experiência de missão na paróquia Santo Antônio, localizada na cidade de Dueré (TO), a 239 quilômetros da capital tocantinense. A iniciativa faz parte do Projeto Igrejas Irmãs, no qual há um compromisso de entreajuda das igrejas particulares.

Padres, coordenadores diocesanos de serviços e leigos que atuam nas comunidades da diocese de Criciúma partem no domingo, dia 11. Eles permanecem em Dueré até o dia 21 de janeiro. O coordenador diocesano de Pastoral de Criciúma, padre Joel Sávio, conta que será uma visita para conhecer a realidade pastoral e social da prelazia de Cristalândia e animar as famílias das comunidades que compõem a paróquia. “A partir dessa ação, serão pensadas outras atividades de assistência, como o envio de mais missionários para permanecerem naquela prelazia”, explica.

O missionário da diocese de Criciúma em Dueré, padre Antônio Mendes, informou como acontecerá a experiência de missão. “Estamos preparando os lugares de atuação dos grupos e também equipes da Paróquia que irão acompanhar os missionários. Creio que será a realização, mais uma vez, das Santas Missões Populares. A ação missionária consistirá em visitas domiciliares com a oração e bênção nas casas e no comércio, celebrações públicas, encontros com lideranças, jovens e crianças”, projeta.

A programação preparada para a experiência de missão propõe a realização de visitas às famílias que moram em comunidades rurais e vilas. Após o momento nas casas, acontecerão as celebrações. Na comunidade matriz, haverá bênção das famílias e do comércio, Vigília Eucarística, Gincana Missionária com as crianças da Catequese, momentos de partilha e um passeio.

Segundo Mendes, as comunidades locais receberam com alegria a notícia da ida dos missionários ao Tocantins. “A notícia da vinda dos missionários da Diocese de Criciúma foi recebida, por todos, com muita alegria. Será uma experiência breve, mas muito significativa para nós, e também para o grupo visitante”.

O bispo de Criciúma, dom Jacinto Inácio Flach, irá presidir a Missa de Envio dos missionários no Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Caravaggio, em Nova Veneza (SC). A celebração acontece no sábado, dia 10, às 19 horas.

Com informações da diocese de Criciúma

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This