Diocese de Palmeira dos Índios abre CF em Quebrangulo

A paróquia de Bom Jesus dos Pobres, na cidade de Quebrangulo, em Alagoas, sediou, nesta quinta-feira, 17, o ato de abertura oficial da Campanha da Fraternidade-2011 na Diocese de Palmeira dos Índios (AL). Qubrangulo foi uma das cidades alagoanas fortemente castigadas pelas enchentes em junho do ano passado.

Na presença das 33 paróquias da diocese e representantes da diocese de Penedo, o bispo de Palmeira dos Índios, dom Dulcênio Fontes de Matos, lembrou que a Igreja do Brasil, no período quaresmal aborda questões sociais presentes na sociedade. Fazendo referência ao tema: “Fraternidade e Vida no Planeta” e o lema: “A criação geme em dores de parto”, o bispo exortou a todos olharem para as mudanças climáticas em nível global. “Estas mudanças têm provocado eventos que atingem especialmente os pobres, pois são estes os mais vulneráveis”, disse dom Dulcêncio.

CF_PEMOTINHA_PALESTRA“A Sagrada Escritura nos chama a atenção para os cuidados com a obra da criação. Os cristãos não podem aceitar um modelo de desenvolvimento que destrói as riquezas naturais e que coloca em risco a vida de milhares de seres humanos”, destacou o bispo. “Os cristãos precisam assumir o compromisso na defesa de um desenvolvimento sustentável e solidário com a natureza e que pequenos gestos são capazes de mudar uma realidade de morte em realidade de vida”, acrescentou.

Já o padre Antônio de Melo apontou as causas das mudanças climáticas e os impactos sociais, econômicos e ambientais provocados por elas na sociedade. “Se fenômenos de catástrofes sempre ocorreram, nós os aceleramos e provocamos como algozes de nós mesmos”, disse padre Antônio, citando a ECO 92, no Rio.

“A consciência nos permite perceber que vivemos em um mundo inter-relacionado, interdependente e que as ações que praticamos em um lugar têm reflexos e impactos no todo”, observou o padre. “O cidadão consciente é aquele que procura mudar de atitude contribuindo para pressionar as empresas e o governo, responsáveis pelo modelo de desenvolvimento que tem como único objetivo o lucro. A continuidade da vida no planeta depende de mudanças de hábitos e de atitudes de todos”, finalizou.

CF_CAMINHADA_01Além do estudo do tema da CF, houve uma caminhada em defesa do meio ambiente, percorrendo as principais ruas da cidade. Durante a manifestação, foram apresentadas peças teatrais ligadas ao tema da Campanha. O ato terminou na Escola Municipal Professora Mirta com a distribuição de mudas de árvores para lembrar o apelo que a CF faz pela preservação do meio ambiente.

Tags:

leia também