Diocese de Petrópolis promove Assembleia no Dia Mundial da Comunicação Social

Neste domingo, 5, a Igreja celebrou o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais. E, como parte dos eventos para esta data, a diocese de Petrópolis (RJ) promoveu a Assembleia Diocesana da Pastoral da Comunicação, em Teresópolis (RJ). Foi um encontro com a participação de aproximadamente 35 agentes pastorais, que se reuniram para refletir sobre a mensagem do papa Bento XVI e discutir sobre as ações da Pascom.

“Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital”, foi com este tema, título do texto enviado pelo papa para a data, que se iniciou a Assembleia. A mensagem foi abordada pelo padre Tiago de Freitas, que destacou o convite feito, principalmente aos jovens, para que participem desta realidade de comunicação através da internet. Como ressaltou Padre Tiago, “o que vem acontecendo são mudanças tecnológicas que devem gerar transformações não apenas em como comunicar, mas também no que comunicamos”. O padre também chamou a atenção dos presentes para a necessidade de as pessoas agirem de forma autêntica e reflexiva em suas ações na rede. “A maior e melhor forma de evangelizarmos é por nossa honestidade, verdade e coerência”, afirmou.

A formação técnica também fez parte do cronograma da Assembleia. Os agentes pastorais participaram de uma oficina de TV, conduzida pela equipe do Programa Paz e Bem. Os presentes captaram algumas imagens e em seguida puderam utilizar o material para produzir um vídeo. A importância da oficina foi destacada por Márcio de Paula, integrante da Pascom em Teresópolis e da equipe do programa Paz e Bem. Segundo ele, “na sociedade atual, todos têm a oportunidade de criar um vídeo e colaborar, seja com uma pequena câmera, com um celular. E nós devemos aproveitar estas possibilidades para o trabalho na pastoral”, destacou.

Assembleia Diocesana

Para encerrar o encontro, os agentes pastorais participaram da Assembleia, conduzida pelo coordenador diocesano da Pascom, padre Alexandre Brandão. Um convite para o Muticom, que acontecerá entre os dias 17 e 22, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, foi ponto central da conversa, que também abrangeu assuntos ligados aos “frutos” do Muticom Diocesano, realizado nos últimos dias 9 e 10 de abril.

“Fica aqui um convite para que todos participem do Muticom Nacional, pois será um encontro de riqueza muito grande, com pessoas vindas de todo o Brasil. O nosso mutirão diocesano foi uma preparação para este evento, que será o nosso Muticom 100 vezes mais”, destacou padre Brandão.

E como resultado trazido da Assembleia do Muticom Diocesano ficou a importância da participação dos agentes da Pascom no plano pastoral, para que todos estejam envolvidos e tenham conhecimento do Plano.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This