Diocese de Santa Maria recebe homenagem da Assembleia Legislativa do RS

A diocese de Santa Maria (RS) foi homenageada pelo seu centenário nesta quinta-feira, 10, pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. “Para mim, pessoalmente, é uma grande honra poder realizar essa homenagem, aqui, na Casa do Povo. Afinal, me orgulho em dizer que foi através do trabalho e militância que tive nas pastorais e junto às comunidades eclesiais de base que iniciei a minha própria trajetória”, afirmou o orador da honraria, o deputado Fabiano Pereira, durante a homenagem.

O orador realizou um resgate histórico sobre as ações da diocese de Santa Maria e sobre os religiosos que nela atuaram. Conforme o parlamentar, a diocese foi criada em 15 de agosto de 1910 por intermédio da Bula do papa Pio X, que dividiu a diocese de São Pedro do Rio Grande do Sul em quatro circunscrições eclesiásticas. “Era uma vastidão de território sobre a competência da diocese de Santa Maria, que correspondia a um terço do território do estado”, disse. Atualmente, a diocese de Santa Maria congrega 37 paróquias distribuídas em 26 municípios.

O parlamentar prestou homenagem aos vários religiosos que atuaram na diocese. Entre eles, está o bispo dom Antônio Reis. Na sua gestão, em 1935, teve início a construção do Santuário dedicado a Nossa Senhora Medianeira. “É no bispado de dom Antônio Reis que a romaria começa a ganhar corpo para se tornar, hoje, uma das maiores festividades religiosas da América do Sul, ao reunir, em Santa Maria, a cada mês de novembro, mais de 300 mil fiéis”. Pereira lembrou ainda da figura de dom Ivo Lorscheiter, religioso que se manifestou publicamente contra as práticas de tortura e as restrições das liberdades civis no período da Ditadura Militar.

Acompanharam o Grande Expediente da sessão plenária, o bispo diocesano de Santa Maria, dom Hélio Rubert; o representante da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Maria Celeste; a representante da Prefeitura Municipal de Santa Maria, secretário-adjunto de Infraestrutura, Habitação e Serviços, Renato Nicoloso; o representante da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Thomé Lovato e o vereador de Santa Maria, Jorge Trindade.

Informações: AL do RS

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This