Dioceses de Pernambuco celebram centenário com Congresso Eucarístico

O dia 2 de agosto de 2018 marcou os 100 anos da publicação da bula papal “Archidioecesís Olindensis et Recifensis”. O texto do papa Bento XV, em 1918, desmembrava três Igrejas particulares da arquidiocese de Olinda e Recife (PE): Garanhuns, Nazaré da Mata e Pesqueira.

Os eventos promovidos durante este ano em comemoração ao ano jubilar, tiveram seu ápice desde a última semana, quando cada uma pôde celebrar o centenário com a presença do núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello, e com a realização do Congresso Eucarístico Diocesano. O ano jubilar das dioceses pernambucanas tem sido marcado por visitas pastorais missionárias, romarias, sessões solenes na Assembleia Legislativa de Pernambuco e nas câmaras municipais.

Cerca de 30 mil pessoas participaram da missa comemorativa dos cem anos de criação da diocese de Nazaré, no domingo, 5 de agosto. A missa campal aconteceu na praça em frente à catedral Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade de Nazaré. Leia mais.

Vários bispos do regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estiveram presentes nas celebrações da diocese de Garanhuns. Confira as imagens.

Durante Congresso Eucarístico em Pesqueira, o bispo de Caruaru (PE), dom Bernardino Marchió, que foi bispo de Pesqueira por 12 anos (2 como coadjutor e 10 como titular), presidiu uma missa e recebeu homenagem. Leia mais.

 

Tags:

leia também