Diretor da Sala de Imprensa dá últimas notícias

Uma Igreja vive recolhida e em oração. Essa é a imagem que o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, padre Federico Lombardi, deu aos jornalistas na entrevista coletiva deste sábado, 2 de março. Ele destacou que na Basílica de São Pedro, está se realizando a Adoração eucarística permanente e uma oração especial pela Igreja em vista do Conclave. Segunda-feira, disse padre Lombardi, será conhecido o número exato de cardeais que vão participar do Conclave, na Capela Sistina, para a eleição do novo Papa.


É a dimensão da oração e do recolhimento nesse período de Sé Vacante é que guia toda a Igreja. Assim, a Adoração permanente realizada na Capela do Santíssimo da Basílica de São Pedro, onde, disse padre Lombardi: “três religiosas contemplativas mexicanas se alternam diante de Jesus na Eucaristia. Nesses momentos são recitadas uma oração especial pelo Colégio dos Cardeais e pela preparação para a eleição do Santo Padre”.

No encontro com os jornalistas, o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano recordou que até agora não está claro quantos serão os cardeais eleitores presentes, ou seja, aqueles que não completaram 80 anos até a aberturada Sé Vacante, e que será preciso esperar segunda-feira, quando terá início o trabalho das congregações gerais, na Sala Nova do Sínodo:

“Em Roma, residem 75 cardeais. Os 66 que não residem em Roma indicaram exatamente a residência de modo que o Colégio Cardinalício possa estar em contato com eles e comunicar a data da chegada a Roma. Os oficiais do Colégio consideram que antes de segunda-feira, quando ocorre a primeira reunião, não teremos uma conta precisa sobre os cardeais presentes. Chegaram alguma informações de cardeais que não participarão: não somente os dois eleitores sobre os quais já falamos, mas também diversos não eleitores que, por motivo de saúde, não virão”.

 

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This